Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52212
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRibeiro, Eric Costa-
dc.contributor.authorLoureiro, Robson Carlos-
dc.contributor.authorSantoso, Jessica de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Luciana de-
dc.date.accessioned2020-06-08T21:37:33Z-
dc.date.available2020-06-08T21:37:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Robson Carlos; LIMA, Luciana de; RIBEIRO, Eric Costa; SANTOSO, Jessica de Oliveira. A arte da dança de rua no Hip-Hop Freestyle como expressão política de resistência. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 156-169, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52212-
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on Hip-Hop FreeStyle Dance as a power of resistance to government ideas that object to controlling people. This dance is an artistic potency of resistance from its roots. Therefore, this modality of dance is constituted as a path to political consciousness and to the discovery of new possibilities of relationship between people. Another way of constructing ideas about dance and society. These writings are inspired by reports, observations and interviews of ethnographic focus based on the Case Study hybridized with Social Cartography. As a result of this work, it became evident the need to deepen about the appropriation of practitioners to construct knowledges about the style on the roots and potencies inherent to this dance. Furthermore, it aims to provide discussion spaces on the theme at the university in order to contribute to the rescue of dance as resistance to control and discipline policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleA arte da dança de rua no Hip-Hop Freestyle como expressão política de resistênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é refletir sobre a conexão do estilo de dança do Hip-Hop freestyle, sua potência política e artística, legitimando sua importância como uma dança de resistência. Daí que a produção e a reflexão sobre as danças urbanas podem se caracterizar como um caminho de consolidação de consciências políticas em oposição a forças de governamentalidades que procuram fixar um tipo de biopoder alienador e docilizador. Este artigo se inspira em relatos, observações e entrevistas de foco etnográfico, com base no Estudo de Caso hibridizado com a Cartografia Social. Como resultado desse trabalho, evidenciou-se a necessidade de se aprofundar sobre a apropriação dos praticantes do estilo para construir conhecimentos sobre as raízes e potências inerentes a esta dança, e proporcionar espaços de discussão sobre o tema no meio universitário, com a finalidade de contribuir para o resgate da dança como resistência a políticas de controle e disciplinamento.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_rcloureirollima.pdf146,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.