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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Aparecida dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T12:02:59Z | - |
dc.date.available | 2020-06-08T12:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Aparecida dos. Salas, quartos e quintais: consumo cultural e produção autoral de bandas roqueiras na periferia de Fortaleza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18., 26-29. jul.2017. Brasília (DF), Anais... SBS: Brasília (DF): SBS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52181 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Rock and Roll | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Salas, quartos e quintais: consumo cultural e produção autoral de bandas roqueiras na periferia de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A produção embrionária de uma “rede roqueira” na Serrinha em Fortaleza remonta à formação da primeira banda de rock formada de forma espontânea e improvisada, a “Calamidade Pública”, banda cover da Legião Urbana que em parceria com outras bandas cover locais, criaram o “Movimento Articulart”, aglutinador de jovens roqueiros que trocavam informações sobre bandas do cenário nacional e internacional, materiais como fitas K7 e LP´s, promoviam festas domésticas e uma feijoada anual de congregação dos roqueiros locais no prédio do Conselho Comunitário do bairro. Devido à necessidade de estreitar os laços com bandas de outros bairros, em 2003 foi criado o “Festival Ensaio Rock”. As bandas desde então, vêm primando pelo trabalho autoral, embora poucas tenham gravado profissionalmente, pois salientam o alto custo do trabalho dos estúdios. Não há espaços adequados para os ensaios, dispõem de poucos equipamentos e muitos membros das bandas trabalham e estudam, dispondo de pouco tempo para a composição, ensaio e exposição de seu trabalho autoral. Ainda assim, têm apresentado um repertório e desempenho considerados pelos seus pares de razoável qualidade, mobilizando novos adeptos e admiradores. Há, portanto, alternância entre o trabalho autoral e cover de bandas e ídolos do rock, o que denota tanto o aprendizado de um estilo, a adesão a uma influência musical, quanto a autonomia criativa, ou seja, a elaboração de um material próprio de expressão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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