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dc.contributor.authorBarreto, Mariana Mont’Alverne-
dc.date.accessioned2020-06-08T11:42:46Z-
dc.date.available2020-06-08T11:42:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARRETO, Mariana Mont’Alverne. O Projeto Kalunga: os significados das produções musicais populares brasileira e angolana para além dos limites do território nacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18., 26-29. jul.2017. Brasília (DF), Anais... SBS: Brasília (DF): SBS, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52179-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.titleO Projeto Kalunga: os significados das produções musicais populares brasileira e angolana para além dos limites do território nacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo interior de um campo artístico, produção e recepção se equivalem, quando o objetivo é conhecer como se forma, como se conformam seus produtores, os agentes sociais e suas lógicas, as obras que se constituem em objetos de crenças e disputas neste espaço. Isto é, quando o propósito é explicar as singularidades dos criadores e de suas produções, invariavelmente estaremos objetivando e interpretando as relações sociais e de força que, em conjunto, movem esse espaço social escolhido analiticamente. Assim é que artistas, obras e consumidores carregam em si o próprio campo da produção artística; cuja eficácia de funcionamento reside exatamente na interdependência entre eles. Este trabalho discute como em dois campos nacionais da produção artística, brasileiro e angolano, a estrutura de suas práticas e produções encontrou a estrutura de seus campos musicais, possibilitando trocas econômicas e simbólicas capazes de transmutar as morfologias e fisiologias de um e outro, sem perder de vista as nuances diferenciadoras entre suas organizações industriais e domésticas, entre seus efeitos temporais e sagrados realizados num espaço de produção e consumo transnacional. Para isso, tomo como objeto de análise o Projeto Kalunga levado a efeito em 1980 por um grupo significativo de intérpretes e compositores da música popular brasileira, cujo objetivo primordial incluiu uma emblemática viagem político-artístico-musical à Angola.pt_BR
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