Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPizarro, Diego-
dc.date.accessioned2020-06-04T18:44:37Z-
dc.date.available2020-06-04T18:44:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGREEN, Jill. Coreografando uma virada pós-moderna: o processo criativo e a somática. Tradução de: PIZARRO, Diego. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 18-28, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52137-
dc.description.abstractThis article explores a reconceptualization of creativity from a postmodern perspective. The author addresses sociopolitical aspects of somatics and creativity through an account of a postmodern paradigmatic shift that emerged as a reflective tool during a qualitative research study. Through this ‘postmodem turn’, new theoretical questions were raised such as, How is somatic and creative experience inscribed by culture? Do personal somatic power, creative expression, and social change work against each other, or is it possible to move toward social change through somatic practice and creative experience? The reformed questions, postpositivist analysis, and discussion of research findings provide a starting point for the alternative framework offered in the paper. The author proposes a reconceptualization of creativity through a posthumanistic lens; from this position, somatic and creative work may be tools for personal change, but are also inseparable from sociopolitical change.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectSomáticapt_BR
dc.subjectPós-humanismopt_BR
dc.subjectAutoatualizaçãopt_BR
dc.titleCoreografando uma virada pós-moderna: o processo criativo e a somáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo explora a reconceitualização da criatividade desde uma perspectiva pós-moderna. A autora remete-se aos aspectos sociopolíticos da somática e da criatividade por meio do relato de uma mudança paradigmática pós-modernista que emergiu como ferramenta reflexiva durante um estudo de pesquisa qualitativa. Através dessa “virada pós-moderna”, novas questões teóricas foram levantadas, tais como: De que modo as experiências somáticas e criativas são inscritas pela cultura? O poder somático pessoal, a expressão criativa e a transformação social trabalham contrariamente um ao outro ou é possível mover-se pela transformação social por meio da prática somática e da experiência criativa? As questões reformuladas, a análise pós-positivista e a discussão das descobertas da pesquisa fornecem um ponto de partida para o arcabouço teórico alternativo oferecido no artigo. A autora propõe uma reconceitualização da criatividade através das lentes pós-humanistas. Desse modo, os trabalhos somáticos e criativos podem ser ferramentas para a transformação pessoal, mas também, inseparáveis da transformação social.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_dpizarro.pdf122,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.