Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Regina Cláudia | - |
dc.contributor.author | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T08:51:06Z | - |
dc.date.available | 2020-06-04T08:51:06Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 12, n. 4, p. 811-834, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-6398 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52118 | - |
dc.description.abstract | This paper brings a discussion about the emergence of a concept of hypertextual analysis, which starts with the description of the literacy practices carried out by subjects while designing teaching materials for online education. From the ideas about hypertextual literacy in Bolter (1998), and multiple literacies in Semalli (2001), we apply a methodology defined as a case study in which we followed the steps in the elaboration of teaching materials for online education. The results show that, in order to carry out practices in hypertextual literacy, multiple literacies must be intertwined by the users, such as the traditional, visual, computing and informational literacies. In this light, the concept of hypertextual literacy must be considered as a higher category which is realized from the connection between multiple literacies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento hipertextual | pt_BR |
dc.subject | Letramentos múltiplos | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo refletimos sobre a emergência de um conceito de letramento hipertextual a partir da descrição de práticas de letramento realizadas por sujeitos na elaboração de material didático para um curso on-line. A partir das ideias sobre letramento hipertextual de Bolter (1998) e letramentos múltiplos de Semalli (2001), realizamos um estudo de caso no qual acompanhamos a elaboração de material didático para o ensino on-line. Os resultados nos mostraram que, para exercer práticas de letramento hipertextual, os usuários necessitam entrelaçar múltiplos letramentos, tais como os letramentos tradicional, visual, informático e informacional. Nesse sentido, defendemos que o conceito de letramento hipertextual deve ser considerado uma categoria maior, que se realiza a partir da conexão entre múltiplos letramentos. | pt_BR |
dc.title.en | Hypertextual literacy: for its concept analysis and redefinition | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_rcpinheirojcraraujo.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.