Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.date.accessioned2020-06-04T08:51:06Z-
dc.date.available2020-06-04T08:51:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 12, n. 4, p. 811-834, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52118-
dc.description.abstractThis paper brings a discussion about the emergence of a concept of hypertextual analysis, which starts with the description of the literacy practices carried out by subjects while designing teaching materials for online education. From the ideas about hypertextual literacy in Bolter (1998), and multiple literacies in Semalli (2001), we apply a methodology defined as a case study in which we followed the steps in the elaboration of teaching materials for online education. The results show that, in order to carry out practices in hypertextual literacy, multiple literacies must be intertwined by the users, such as the traditional, visual, computing and informational literacies. In this light, the concept of hypertextual literacy must be considered as a higher category which is realized from the connection between multiple literacies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento hipertextualpt_BR
dc.subjectLetramentos múltiplospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleLetramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceitopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo refletimos sobre a emergência de um conceito de letramento hipertextual a partir da descrição de práticas de letramento realizadas por sujeitos na elaboração de material didático para um curso on-line. A partir das ideias sobre letramento hipertextual de Bolter (1998) e letramentos múltiplos de Semalli (2001), realizamos um estudo de caso no qual acompanhamos a elaboração de material didático para o ensino on-line. Os resultados nos mostraram que, para exercer práticas de letramento hipertextual, os usuários necessitam entrelaçar múltiplos letramentos, tais como os letramentos tradicional, visual, informático e informacional. Nesse sentido, defendemos que o conceito de letramento hipertextual deve ser considerado uma categoria maior, que se realiza a partir da conexão entre múltiplos letramentos.pt_BR
dc.title.enHypertextual literacy: for its concept analysis and redefinitionpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_rcpinheirojcraraujo.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.