Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamasceno, Michael Parente-
dc.contributor.authorMayorga, Maria Irles de Oliveira-
dc.contributor.authorMayorga Mera, Ruben Dario-
dc.contributor.authorKhan, Ahmad Saeed-
dc.contributor.authorSousa, Eliane Pinheiro de-
dc.date.accessioned2013-07-03T19:41:51Z-
dc.date.available2013-07-03T19:41:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Michael Parente; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira; MAYORGA MERA, Ruben Dario; KHAN, Ahmad Saeed; SOUSA, Eliane Pinheiro de. A importância da rotulagem ambiental como instrumento de auxílio ao processo de desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. IPECE, Fortaleza, v. 1, p. 133-156, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1983-4969-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5209-
dc.description.abstractThis study was developed around the issues related to consumption of agricultural products of organic origin and the process of labeling of these products in order that sought to examine whether this form of consumer goods are conscious enough to give preference to consumption of products labeled organic, considering the positive impact of their production to the environment and the health of those who consume them. Thus, we carried out an analysis of the factors related to the consumption of organic products in order to evaluate the importance of environmental labeling as a tool to aid the process of sustainable development in the city of Fortaleza in Ceara state. The concentration area of work relates to public policies, especially those aimed at promoting the sustainability of economic development. The research methodology was based on a theoretical stage, through document collection in specific literature and empirical, through field research. In implementing the empirical stage, there was a survey of primary data in the city to study, so that it applied the questionnaire to supermarkets and retail trades that offers, among others, products of organic origin. The sample consisted of 110 (one hundred and ten) questionnaires to consumers and non-consumers of organic products. The Logit model was used in order to measure the propensity of consumers to continue paying a higher price for organic products and the propensity of consumers spending not to consume them. It was found that the health concern figured among the most important factors in relation to consumption and the propensity to consume this type of product, and that this factor turns out to generate a positive contribution to the environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIPECEpt_BR
dc.subjectRotulagem ambientalpt_BR
dc.subjectProdutos orgânicospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleA importância da rotulagem ambiental como instrumento de auxílio ao processo de desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza no estado do Cearápt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo foi desenvolvido em torno da problemática relacionada ao consumo de produtos agrícolas de origem orgânica e do processo de rotulagem destes produtos, tendo em vista que se buscou analisar se o consumidor desta modalidade de mercadoria é consciente o suficiente para dar preferência ao consumo de produtos orgânicos devidamente rotulados, considerando o impacto positivo da produção dos mesmos para o meio ambiente e para a saúde de quem os consome. Desta forma, realizou-se uma análise acerca dos fatores relacionados ao consumo de produtos orgânicos com vistas a avaliar a importância da rotulagem ambiental como instrumento de auxílio ao processo de desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. A metodologia da pesquisa baseou-se em um levantamento de dados primários no âmbito da cidade em estudo, de modo que se aplicou o questionário junto a supermercados e comércios varejistas que ofertassem, dentre outros, produtos de origem orgânica. A amostra foi constituída por 110 (cento e dez) questionários aplicados a consumidores e não- consumidores de produtos orgânicos. O Modelo Logit foi utilizado com o objetivo de mensurar a propensão dos não consumidores passarem a consumir produtos orgânicos. Verificou-se que a preocupação com a saúde figurou dentre os fatores mais relevantes no que se refere à propensão a consumir este tipo de produto, e que este fator acaba por gerar uma contribuição positiva ao meio ambiente.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_capliv_mpdamasceno.pdf90,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.