Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorStein, Isabel Alencar de Souza Leão-
dc.date.accessioned2020-06-03T00:54:42Z-
dc.date.available2020-06-03T00:54:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSTEIN, Isabel Alencar de Souza Leão. O olho do selo: amputações na imagem e alhures. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 40-54, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52086-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze critically the image of a postal stamp issued in the context of the First Portuguese Colonial Exhibition, held in 1934. A cross-sectional approach is proposed to make emerge from the image spatial relations created and maintained during its seizure. Aspects or topos of the stamp are presented through the topographical optics suggested by Christopher Pinney: the surface, the space between the spectator and the visual object and other imaginary spaces that arise according to the heterogeneous and hierarchical relations that involve the production and the circulation of the image. The aim of this proposal is to emphasize the analogy between body and image according to Hans Belting’s conceptions and to understand how a specific characteristic of the represented face embodies and incorporates tensions of a historicalanthropological nature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectSelo postalpt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.titleO olho do selo: amputações na imagem e alhurespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, procura-se analisar criticamente a imagem de um selo postal emitido no contexto da Primeira Exposição Colonial Portuguesa, ocorrida em 1934. Propõe-se, para isso, uma abordagem transversal que faz emergir, a partir da imagem, relações espaciais criadas e mantidas durante sua apreensão. Através da ótica topográfica sugerida por Christopher Pinney, são apresentados aspectos, ou topos, do selo: a superfície, o espaço existente entre espectador e objeto visual e outros espaços imaginários que surgem de acordo com as relações heterogêneas e hierárquicas que envolvem a produção e a circulação da imagem. Procura-se, com essa proposta, sublinhar a analogia entre corpo e imagem conforme as concepções de Hans Belting, e compreender como uma característica específica do rosto representado encarna e incorpora tensões de natureza histórica-antropológicapt_BR
dc.title.enThe eye of the stamp: amputations in the image and elsewherept_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_iaslstein.pdf314,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.