Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52079
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A mãe ensina, o filho aprende as lições do ABC pelo jornal |
Título en inglés: | Mother teaches, the son learnsthe ABC lessons in the newspaper |
Autor : | Andrade, Francisco Ari de Lobato, Ana Maria Leite |
Palabras clave : | Lição;Criança;Alfabetização;Abecedário |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista HISTEDBR On-line |
Citación : | ANDRADE, Francisco Ari de; LOBATO, Ana Maria Leite. A mãe ensina, o filho aprende as lições do ABC pelo jornal. Revista HISTEDBR On-line, João Pessoa (PB), v. 13, n. 54, p. 144-155, dez. 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | A origem desse texto está numa pesquisa desenvolvida junto ao setor de hemeroteca da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, onde foi possível a localização dos volumes do Jornal do Ceará microfilmados, tendo em vista ser na Coluna Escola que circularam as aulas de ABC para a infância pobre. A partir de tal levantamento, é possível refletir uma experiência pedagógica de alfabetização de crianças à distância, contando com a ajuda das “mães de família”. Nesse apanágio, eis uma reflexão sobre uma iniciativa educacional desenvolvida no início do século XX, na cidade de Fortaleza, tendo como foco o ensino de lições do abecedário às crianças pobres, excluídas da escola, por meio do jornal impresso. É um estudo no domínio da história da educação teoricamente ancorado em autores que se debruçam sobre a temática e tem norteado a produção historiográfica em educação no Brasil. Publicadas naquela coluna, aquelas lições representavam um paradoxo frente às disparidades sociais da cidade, no começo do século XX, cujos indicadores davam conta de um acentuado número de crianças e de adultos analfabetos. Publicadas em forma de tabelas, as lições do ABC e seus exercícios de silabação, no preâmbulo de cada aula, eram iniciadas por um lembrete às mães para que as lições, endereçadas à alfabetização das crianças, em domicílio, fossem acompanhadas, exclusivamente, por elas. |
Abstract: | The origin of this text is a research developed in the sector of hemeroteca Governor The origin of this text is a research developed in the sector of hemeroteca Governor volumes of the Jornal do Ceará in order to be circulated in the Column Escola where classes ABC to poor crildren. From this survey it is possible to reflect an educational experience of children's literacy in the distance, with the help of the their "mothers". In this prerogative, that is a reflection on an educational initiative developed in the early twentieth century, in the city of Fortaleza, focusing on teaching the alphabet lessons to poor children excluded from school, through the printed newspaper. It is a study in the field of history of education theoretically anchored on authors who focus on the theme and has guided historical production of education in Brazil. Published in that column those lessons represented a paradox facing the social disparities of the city in the early twentieth century, whose indicators revealed a marked number of children and illiterate adults. Published in the form of tables, those lessons and their exercises of syllabication in the preamble of each class were initiated by a reminder to mothers that the lessons addressed the literacy of children in the household were to be supervised exclusively by them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52079 |
ISSN : | 1676-2584 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_faandradeamllobato.pdf | 467,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.