Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardino, Cibele Gadelha-
dc.contributor.authorAbreu, Nícollas Oliveira-
dc.date.accessioned2020-06-02T10:23:50Z-
dc.date.available2020-06-02T10:23:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretórica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 18, n. 4, p. 887-918, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52063-
dc.description.abstractThis research aims at describing how the Psychology area produces and understands the Methods unit in empirical academic articles. As a theoretical basis, we relied on Swales (1990) for the concepts involving academic genres and its Create a Research Space methodology. Hyland’s (2000) research was used as basis for the study of disciplinary cultures. Thus, our study, classified as an exploratory and descriptive research, has a corpus consisting of 30 copies of academic articles from 10 journals in the Psychology area, indexed in the WEBQUALIS platform from the Capes database. In our study we verified that the Methods sections had a very detailed section, providing information related to the sample size and profile, descriptions of materials or instruments used, research procedures, data related to the approval by research ethics committees and description of data analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDescrição sociorretóricapt_BR
dc.subjectCultura disciplinarpt_BR
dc.subjectÁrea de Psicologiapt_BR
dc.subjectGênero artigo empíricopt_BR
dc.subjectModelo CARS – Create a Research Spacept_BR
dc.titleA unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretóricapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia constrói e entende a unidade de Metodologia em artigos acadêmicos empíricos. Como aporte teórico, nos embasamos em Swales (1990) quanto às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos e também em relação à sua metodologia CARS. No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, fundamentamonos na pesquisa de Hyland (2000). Desse modo, este estudo, que é compreendido como uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta exemplares de artigos acadêmicos, que são originados de dez periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WEBQUALIS da Capes. De acordo com esta pesquisa, verificamos que a seção de Metodologia é percebida como uma unidade bem detalhada, apresentando informações relacionadas ao tamanho e ao perfil da amostra, descrições dos materiais ou instrumentos utilizados, procedimentos de pesquisa, dados relacionados à aprovação das pesquisas por comitês de ética e descrição de análises dos dados.pt_BR
dc.title.enThe rhetorical unit of Methods in empirical academic articles of Psychology area: a socio and rhetorical investigationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_cgbernardinonoabreu.pdf361,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.