Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52063
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretórica |
Título en inglés: | The rhetorical unit of Methods in empirical academic articles of Psychology area: a socio and rhetorical investigation |
Autor : | Bernardino, Cibele Gadelha Abreu, Nícollas Oliveira |
Palabras clave : | Descrição sociorretórica;Cultura disciplinar;Área de Psicologia;Gênero artigo empírico;Modelo CARS – Create a Research Space |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
Citación : | BERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretórica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 18, n. 4, p. 887-918, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia constrói e entende a unidade de Metodologia em artigos acadêmicos empíricos. Como aporte teórico, nos embasamos em Swales (1990) quanto às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos e também em relação à sua metodologia CARS. No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, fundamentamonos na pesquisa de Hyland (2000). Desse modo, este estudo, que é compreendido como uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta exemplares de artigos acadêmicos, que são originados de dez periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WEBQUALIS da Capes. De acordo com esta pesquisa, verificamos que a seção de Metodologia é percebida como uma unidade bem detalhada, apresentando informações relacionadas ao tamanho e ao perfil da amostra, descrições dos materiais ou instrumentos utilizados, procedimentos de pesquisa, dados relacionados à aprovação das pesquisas por comitês de ética e descrição de análises dos dados. |
Abstract: | This research aims at describing how the Psychology area produces and understands the Methods unit in empirical academic articles. As a theoretical basis, we relied on Swales (1990) for the concepts involving academic genres and its Create a Research Space methodology. Hyland’s (2000) research was used as basis for the study of disciplinary cultures. Thus, our study, classified as an exploratory and descriptive research, has a corpus consisting of 30 copies of academic articles from 10 journals in the Psychology area, indexed in the WEBQUALIS platform from the Capes database. In our study we verified that the Methods sections had a very detailed section, providing information related to the sample size and profile, descriptions of materials or instruments used, research procedures, data related to the approval by research ethics committees and description of data analysis. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52063 |
ISSN : | 1984-6398 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_cgbernardinonoabreu.pdf | 361,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.