Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52025
Tipo: Video
Título: Atuação, ensino e pesquisa na Ciência da Informação durante e pós-pandemia do Covid-19
Autor(es): CMAI, Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação
Palavras-chave: Live;YouTube;Pandemia;Coronavírus;Covid-19;Ciência da Informação - estudo e ensino;Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN);Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB);Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
Data do documento: 18-Mai-2020
Instituição/Editor/Publicador: StreamYard e YouTube
Citação: ATUAÇÃO, ensino e pesquisa na Ciência da Informação durante e pós-pandemia do Covid-19. Convidados: Martha Suzana Cabral Nunes, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior e Adriana Cybele Ferrari. Mediação: Gabriela Belmont de Farias. Organização: Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Fortaleza, 18 maio 2020. 1 vídeo (152 min). Gravado na plataforma StreamYard e publicado no canal da BCH UFC no YouTube. Disponível em: https://youtu.be/q7i4Bfz32Ek. Acesso em: 30 maio 2020.
Resumo: O Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI), em parceria com a Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, promoveu uma tarde de diálogo com representantes da ABECIN, ANCIB e FEBAB, com transmissão ao vivo pelo canal da BCH no YouTube e gravação simultânea para o Plurissaberes Podcast. Contamos com a participação de Martha Suzana Cabral Nunes (presidente da ABECIN), Oswaldo Francisco de Almeida Júnior (presidente da ANCIB) e Adriana Cybele Ferrari (presidente da FEBAB). Mediação: Gabriela Belmont de Farias.
Descrição: 02:10 a 05:35 - Bibliotecário Edvander Pires inicia a transmissão e dá as boas-vindas ao público e aos convidados da live; Bibliotecário Edvander Pires apresenta brevemente a composição do Sistema de Bibliotecas da UFC; 05:36 a 12:40 - Professora Gabriela Belmont apresenta os convidados da live; Professora Gabriela Belmont fala brevemente sobre a proposta do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação; Professora Gabriela Belmont inicia a mediação da mesa-redonda virtual; Professora Gabriela Belmont dá as boas-vindas e apresenta as credenciais da primeira palestrante; 12:41 a 38:12 - Professora Martha Suzana Cabral inicia a sua fala agradecendo aos organizadores da live e à equipe da ABECIN; Professora Martha Suzana Cabral apresenta dados quantitativos referentes ao total de cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil; Professora Martha Suzana Cabral contextualiza o cenário mundial de pandemia de Covid-19; Professora Martha Suzana Cabral comenta a autorização do MEC para utilização de recursos digitais para as atividades de ensino a distância no cenário da pandemia; Professora Martha Suzana Cabral afirma que a maioria das faculdades suspendeu as atividades no período da pandemia; Professora Martha Suzana Cabral reflete acerca das adaptações das propostas curriculares para o ensino a distância e do acesso do corpo discente aos recursos produzidos nessa modalidade; Professora Martha Suzana Cabral debate a capacitação do corpo docente e a infraestrutura de Internet no Brasil visando ao ensino a distância; Professora Martha Suzana Cabral reforça o cenário de incertezas quanto ao ensino híbrido no pós-pandemia; Professora Martha Suzana Cabral comenta a necessidade de adaptação do conteúdo didático para o ensino híbrido utilizando as tecnologias de comunicação e informação; Professora Martha Suzana Cabral sugere a construção de repositórios de objetos educacionais e de fóruns permanentes de discussão visando ao compartilhamento de boas práticas pedagógicas e de metodologias ativas e inovadoras no período pós-pandemia; Professora Martha Suzana Cabral menciona as tecnologias para suporte às atividades de estudo e ensino, tais como podcasting, videoaulas, Google Classroom, Microsoft Teams, Trello e Kahoot! para gamificação; Professora Martha Suzana Cabral defende a adequação às especificidades de cada curso por região do Brasil, mencionando as desigualdades sociais; Professora Martha Suzana Cabral ressalta a importância da empatia com relação às desigualdades e dificuldades dos estudantes; Professora Martha Suzana Cabral enaltece o papel de diálogo da ABECIN com docentes e discentes e chama a atenção para as mídias sociais e canal da instituição no YouTube; Professora Martha Suzana Cabral fala sobre o prêmio ABECIN de TCC e acerca da chamada de trabalhos para compor número especial da Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Professora Martha Suzana Cabral fala da promoção de capacitação dos docentes na plataforma Moodle da ABECIN; Professora Martha Suzana Cabral finaliza a sua fala citando trecho de Paciência, canção de Lenine; 38:13 a 41:09 - Professora Gabriela Belmont interage com a primeira convidada e ressalta pontos importantes da fala da palestrante Martha Suzana Cabral; Professora Gabriela Belmont dá as boas-vindas e apresenta as credenciais do próximo palestrante; 41:10 a 01:11:22 - Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior inicia a sua fala agradecendo o convite; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior enaltece as lives realizadas no período da pandemia; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior destaca em sua fala os segmentos do ensino fundamental e médio e da biblioteca escolar; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior discute os problemas da falta de acesso à Internet na educação básica e no ensino superior; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior comenta a dificuldade das estratégias didáticas na docência; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior defende a atuação primordial da biblioteca universitária citando a concepção de um arquiteto que projetou o prédio da biblioteca no centro de um campus da universidade; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior ressalta que os repositórios institucionais não cobrem a totalidade do que pode ser oferecido pela biblioteca; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior fala sobre a importância do contato presencial e da contribuição mútua entre os pesquisadores; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior relata a dificuldade das pesquisas que necessitam de ir a campo; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior ressalta que a comunicação não verbal é um dos aspectos perdidos nas disciplinas virtuais; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior comenta as prorrogações recomendadas pela CAPES no âmbito da pós-graduação; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior afirma que as universidades não estavam preparadas para vivenciar uma pandemia; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior fala sobre o cancelamento do ENANCIB 2020; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior discute as possibilidades de vacina para o período pós-pandemia; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior fala sobre produção e consumo no sistema capitalista; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior menciona as concepções para a produção de material e tecnologia no ensino a distância; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior comenta os casos de robôs que respondem a discentes em alguns cursos à distância; Professor Oswaldo Francisco de Almeida Júnior finaliza a sua fala pontuando as incertezas nas relações, nas redes sociais, na educação e na departamentalização das universidades no período pós-pandemia; 01:11:23 a 01:20:28 - Professora Gabriela Belmont interage com o segundo convidado e ressalta pontos importantes da fala do palestrante Oswaldo Francisco de Almeida Júnior; Professora Gabriela Belmont dá as boas-vindas e apresenta as credenciais da próxima palestrante; 01:20:29 a 01:47:08 - Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari inicia a sua fala agradecendo aos organizadores da live; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari apresenta a instituição FEBAB e as associações regionais e discute quais são as suas propostas, dentre elas, advocacy e educação continuada; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari comenta uma possível falta de investimento financeiro nas bibliotecas; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari cita documentos da IFLA sobre o advocacy; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari discute os protocolos para a reabertura das bibliotecas e o papel do bibliotecário nessa reabertura, citando a Colômbia como exemplo; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari expõe dados quantitativos divulgados pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe para o período pós-pandemia; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari discute aspectos de higienização, disponibilização de insumos, realização de parcerias e mapeamento de grupos de risco antes da reabertura das bibliotecas no período pós-pandemia; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari defende a importância de definir os serviços e segmentos de público no processo de reabertura das bibliotecas; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari fala das vulnerabilidades sociais e da falta de acesso à Internet por parte de grupos atendidos pelas bibliotecas; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari sugere a ampliação do sinal Wi-Fi para os arredores da bibliotecas em regiões com maior vulnerabilidade social; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari cita as boas práticas publicadas no site da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e pela Comissão brasileira de Bibliotecas Universitárias e menciona a carta aberta da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari finaliza a sua fala reafirmando o compromisso da FEBAB e a importância do advocacy; 01:47:09 a 02:32:51 - Professora Gabriela Belmont interage com a terceira convidada e ressalta pontos importantes da fala da palestrante Adriana Cybele Ferrari; Professora Gabriela Belmont inicia a mediação das perguntas a cada palestrante; Convidados respondem às perguntas enviadas pelo chat da transmissão ao vivo; Bibliotecário Edvander Pires encerra a transmissão.
URI: https://youtu.be/q7i4Bfz32Ek
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52025
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
DCINF - Trabalhos produzidos em grupos de pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_video_cmai.mp4431,3 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.