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Tipo: Tese
Título: Impacto de uma intervenção multicomponente sobre a duração do sono, sonolência diurna e excesso de peso em adolescentes do ensino de tempo integral da cidade de Fortaleza
Autor(es): Sousa, Evanice Avelino de
Orientador: Bruin, Pedro Felipe Carvalhedo de
Palavras-chave: Serviços de Saúde Escolar;Estado Nutricional;Sono;Depressão;Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos
Data do documento: 30-Out-2019
Citação: SOUSA, E. A. de. Impacto de uma intervenção multicomponente sobre a duração do sono, sonolência diurna e excesso de peso em adolescentes do ensino de tempo integral da cidade de Fortaleza, 2019. 132 f. (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Resumo: Esta tese compõe-se de dois estudos. O primeiro objetivou avaliar o impacto de uma intervenção multicomponente envolvendo capacitação dos professores, modificações no ambiente escolar e nas aulas de educação física sobre a duração do sono, sonolência e estado nutricional de adolescentes do ensino fundamental. O segundo estudo investigou o impacto da mesma intervenção sobre a qualidade do sono, transtornos alimentares e sintomas depressivos num subgrupo de adolescentes obesos. A amostragem foi realizada por conglomerados. Foram incluídos adolescentes do 7o ao 9o ano das seis escolas públicas de ensino de tempo integral existentes no período em Fortaleza, Brasil, sendo que três foram alocadas aleatoriamente para cada condição (intervenção ou controle). A intervenção teve duração de quatro meses. A coleta de dados foi efetuada no início, em julho de 2014, e imediatamente após a intervenção, em dezembro de 2014. No primeiro estudo foi avaliada a duração do sono, obtida por auto relato (baixa duração < 8h); o grau de sonolência diurna, pela Escala de Sonolência de Epwort e o estado nutricional, pelo índice de massa corpórea. O segundo estudo, em adolescentes obesos, a qualidade subjetiva do sono foi medida pelo Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh; os sintomas depressivos, pela Escala de Rastreamento Populacional para Depressão; os transtornos alimentares, pelo Teste de Atitudes Alimentares- 26. A amostra total foi composta por 1085 estudantes (548 no grupo intervenção e 537 no grupo controle), com idades de 11 a 18 anos. Observou-se impacto significativo da intervenção na frequência de adolescentes com duração de sono satisfatória em dias de aula, para a faixa etária de 11 a 12 anos e também naqueles que frequentavam a 7ª série. Efeitos significativos sobre o excesso de peso corporal foram identificados apenas nos estratos sociais mais baixos. Nos adolescentes obesos, a intervenção promoveu aumento significativo das horas de sono e diminuição do percentual de adolescentes com sintomas depressivos. Em conclusão, intervenção multicomponente com as características mencionadas pode ter efeito benéfico sobre a duração do sono e o estado nutricional de adolescentes, particularmente nas faixas etárias mais precoces e promover melhora da duração do sono e sintomas depressivos em adolescentes obesos. Estes resultados são relevantes no direcionamento de intervenções para saúde da população escolar.
Abstract: This thesis consists of two studies. The first study aimed to evaluate the impact of a multi-component intervention involving teacher training, changes in the school environment and physical education classes on sleep duration, sleepiness and nutritional status of elementary school adolescents. The second study investigated the impact of the same intervention on sleep quality, eating disorders and symptoms of depression in a subgroup of obese adolescents. Sampling was performed by clusters. Adolescents from 7th to 9th grade from the six public schools of full-time education in Fortaleza, Brazil, were included, and three schools were randomly allocated to each condition (intervention or control). The intervention lasted four months. Data collection was performed at the beginning, in July 2014, and immediately after the intervention, in December 2014. In the first study, sleep duration was obtained by self-report (short duration <8h); the degree of daytime sleepiness by the Epwort Sleepiness Scale and nutritional status by the body mass index. In the second study, in obese adolescents, subjective sleep quality was measured by the Pittsburgh Sleep Quality Index; symptoms of depression by the Depression Population Screening Scale; eating disorders, by the Eating Attitudes Test- 26. The total sample consisted of 1085 students (548 in the intervention group and 537 in the control group), aged 11 to 18 years. Significant impact of the intervention was observed in the frequency of adolescents with satisfactory sleep duration on school days, for the age group of 11 to 12 years and also in those who attended the 7th grade. Significant effects in overweight individuals were identified only in the lower social strata. In obese adolescents, the intervention promoted a significant increase in sleep hours and a decrease in the percentage of adolescents with symptoms of depression. In conclusion, multi-component intervention with the mentioned characteristics may have a beneficial effect on sleep duration and nutritional status of adolescents, particularly in the earliest age groups and promote improved sleep duration and symptoms of depression in obese adolescents. These results are relevant in targeting health interventions for the school population.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52001
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