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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeitão, Mary Nascimento da Silva-
dc.contributor.authorMartins, Elizabeth Dias-
dc.date.accessioned2020-05-27T02:42:34Z-
dc.date.available2020-05-27T02:42:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLEITÃO, Mary Nascimento da Silva; MARTINS, Elizabeth Dias. A poesia insubmissa de Gilka Machado. Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, Crato (CE), v. 7, n. 1, p. 242-254, jan./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1663-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51987-
dc.description.abstractStudies about Gilka Machado's work are recent. For a long time the author was hidden or forgotten in the midst of so much research that always left the female writers in the background. The expansion of these studies only came with the concern to write a Women's History, fact occurred from the second half of the twentieth century. In addition, the poet from Rio de Janeiro was marked by his writing erotic nature. It was the first Brazilian writer to subvert the customs of the literary production of the time. In this respect, we present an approach of the work Mulher nua (1922), constructed in the light of unsubmissive poetry theory developed by Roberto Pontes (1999). We rescued some historical data to prove the fact that the author be considered unruly. We return to this end, the ideas of Michelle Perrot (2008) and Lucia Castello Branco (2004). We have analyzed some poems from Mulher nua that led to reflection on the poet's role in society in general, since ancient times.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMacabéa - Revista Eletrônica do Netllipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMachado, Gilka da Costa de Melo, 1893-1980pt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia insubmissapt_BR
dc.subjectLiteratura - História e críticapt_BR
dc.titleA poesia insubmissa de Gilka Machadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos acerca da obra de Gilka Machado são recentes. Por muito tempo a autora esteve escondida ou mesmo esquecida em meio a tantas pesquisas que sempre deixaram as escritoras femininas em segundo plano. A ampliação desses estudos só veio com a preocupação de se escrever uma História da Mulher, fato ocorrido a partir da segunda metade do século XX. Além disso, a poeta carioca ficou marcada por sua escrita de cunho erótico. Foi a primeira escritora brasileira a subverter os costumes da produção literária da época. Apresentamos uma abordagem da obra Mulher nua (1922), construída à luz da teoria da poesia insubmissa desenvolvida por Roberto Pontes (1999). Resgatamos alguns dados históricos para comprovar o fato da autora ser considerada insubmissa. Retomamos, para esse fim, as ideias de Michelle Perrot (2008) e Lucia Castello Branco (2004). Analisamos alguns poemas de Mulher nua que levaram à reflexão acerca do papel do poeta na sociedade, de modo geral, desde tempos remotos.pt_BR
dc.title.enThe insubmissive poetry of Gilka Machadopt_BR
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