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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Champoski, Aline Fatima | - |
dc.contributor.author | Mélo, Tainá Ribas | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-26T12:33:42Z | - |
dc.date.available | 2020-05-26T12:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.identifier.citation | CHAMPOSKI, Aline Fatima ; MÉLO, Tainá Ribas. Análise e comparação da motricidade fina em crianças de 6 e 7 anos de idade de escola privada e pública. Rev Fisioter S Fun., Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 58-66, jan./jul. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8028 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51970 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The importance of studying motor development at school age is linked to the fact that at this age that occurs gain some skills and improving existing ones. Between 6 and 7 years school activities require improvement of fine motor skills. Objective: evaluate the development of fine motor skills of children aged six and seven years old and compare the performance between public and private school students. Methodology: Search quantitative qualitative, descriptive, cross-sectional with students of six and seven years old in a public school and a private school. For the realization was used the Motor Development Scale (MDS) proposed by Rosa Neto 2002. This study only assessed the fine motor skills. Results: The results for the average motor age and motor quotient between schools was similar, private motor average age of 86.4 ± 15.8 months, since the public school had an average motor age of 87.6 ± 9, 87 months. Conclusion: the school both as private school to public school, have no great difference from fine motor skills as expected. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Fisioterapia & Saúde Funcional | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | Análise e comparação da motricidade fina em crianças de 6 e 7 anos de idade de escola privada e pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: A importância de estudar o desenvolvimento motor na idade escolar está ligada ao fato de ser nessa idade que ocorre o ganho de algumas habilidades e aprimoramento de outras já existentes. Entre 6 e 7 anos as atividades escolares exigem aperfeiçoamento da motricidade fina. Objetivo: verificar o desenvolvimento da motricidade fina de crianças com seis e sete anos de idade e comparar o desempenho entre alunos de escola pública e privada. Metodologia: Pesquisa quali- quantitativa, descritiva, transversal realizada com alunos de seis e sete anos de idade de uma escola pública e de uma escola privada. Para a realização foi utilizada a escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto 2002. Resultados: neste estudo foi avaliado somente a motricidade fina. Os resultados para as médias de idade motora e quociente motor entre as escolas foi semelhante, privada média idade motora de 86,4 ± 15,8 meses, já a escola pública obteve média idade motora de 87,6 ± 9, 87 meses. Conclusão: que os escolares tanto da escola privada quanto aos da escola pública, não apresentam grande diferença em relação a motricidade fina como era esperado. | pt_BR |
dc.title.en | Analysis and comparison of fine motricity in 6 and 7 year old school children | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEFISIO - Artigos publicados em revistas científicas |
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