Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
Autor(es): | Cabral, Viviane Holanda Feitosa, Luiz Tadeu Cavalcante, Lidia Eugenia |
Palavras-chave: | Fluxo da informação;Cultura e informação;Mediação da informação;Informação social;Biblioteca escolar |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Citação: | CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. |
Resumo: | Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 |
ISSN: | 1678-765X |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_vhcabral_ltfeitosa_lecavalcante.pdf | 460,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.