Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rêdes, Bárbara Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T13:38:30Z | - |
dc.date.available | 2020-05-25T13:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RÊDES, Bárbara Lopes. Ocupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internet . . In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.184-210. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51943 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Fi | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | São Paulo - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Plano de ensino | pt_BR |
dc.title | Ocupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internet | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No dia 23 de setembro de 2015 o governo do Estado de São Paulo anunciou através do Jornal Folha de São Paulo o plano de reorganização escolar da cidade causando uma indignação nos estudantes, pais e professores da cidade. Na visão desses atores sociais o foco principal dessa indignação seria a falta de debate e a redução na qualidade do ensino através de cortes de verbas. A postura da imprensa e do governo provocou um movimento de ocupação nas escolas, denominado “Não fechem a minha escola”, durante três meses foi criada uma rede horizontal entre estudantes, sociedade e professores, massificando o movimento através das plataformas de comunicação digital e da ocupação de escolas públicas, onde mais de duzentos prédios foram tomados, os alunos criaram uma série de páginas nas redes sociais, utilizaram um manual de ocupação escolar, vídeos, fotos e conseguiram adesão e participação da classe artística e da sociedade em geral. O levante pautou a grande mídia e com tanta pressão o governo Alckmin, recuou nas muitas tentativas de “reintegração de posse” das escolas, com a rede pública quase em sua totalidade paralisada. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_blrêdes.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.