Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardino, Cibele Gadelha-
dc.contributor.authorValentim, Dawton Lima-
dc.date.accessioned2020-05-23T13:10:22Z-
dc.date.available2020-05-23T13:10:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Cibele Gadelha; VALENTIM, Dawton Lima. O gênero artigo acadêmico e a cultura disciplinar da área do Direito: as primícias de uma análise sociorretórica. RevLet – Revista Virtual de Letras, Jataí (GO), v. 8, n. 2, p. 122-141, ago./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9125-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51936-
dc.description.abstractResearching how different disciplinary cultures (HYLAND, 2000) build academic genres is essential to understand how interactions occur between the pairs of these cultures. This is why the project "Discursive Practices in Academic Disciplinary Communities", coordinated by Dr. Cibele Gadelha Bernardino, from UniversidadeEstadual do Ceará (UECE), seeks to investigate, describe and compare the production of the genre Academic Article in different disciplinary cultures. In this paper, which is the result of a subproject linked to this major project, we analyzed two copies of the genre Academic Article from the corpora of the major project and that were produced by members of the disciplinary area of Law, which were identified as a literature review article and a research paper (cf . BERNARDINO, 2007). Our goal was to investigate how the disciplinary culture of the area of Law builds their academic article genre, stemming from the systematization and description of rhetoric configuration of the analyzed samples, and using the rhetorical models presented by Swales (1990), Motta- Roth and Hendges (2010) and Costa (2015). The analysis showed the possible existence of rhetorical movements not yet described by these authors, such as "Introducing legislation", "Introducing doctrine" and "Introducing cases". The importance of the historical context of the laws that underlie the items is visible in the movement "Building historical context", and the differences in rhetoric configuration identified between research paper and literature review article, such as the presence or absence of the "Methodology" unity are other aspects revealed by our study that are worth mentioning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevLet – Revista Virtual de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Sociorretóricapt_BR
dc.subjectCultura Disciplinarpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectGênero artigo acadêmicopt_BR
dc.titleO gênero artigo acadêmico e a cultura disciplinar da área do Direito: as primícias de uma análise sociorretóricapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisar como culturas disciplinares (HYLAND, 2000) distintas constroem os gêneros textuais acadêmicos é fundamental para compreender como se dão as interações entre os pares dessas culturas. É neste sentido que o projeto “Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas”, coordenado pela Prof.ª Dra. Cibele Gadelha Bernardino, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), busca investigar, descrever e comparar a produção do gênero artigo acadêmico em diferentes culturas disciplinares. Neste trabalho, fruto de um subprojeto vinculado a esse projeto maior, analisamos dois exemplares do gênero artigo acadêmico integrantes dos corpora do projeto mencionado e produzidos por membros da área disciplinar de Direito, que foram identificados como artigo de revisão de literatura e artigo experimental (BERNARDINO, 2007). Nosso objetivo foi investigar de que maneira a cultura disciplinar da área de Direito constrói o gênero artigo acadêmico, a partir da sistematização e descrição da configuração retórica dos exemplares analisados, utilizando os modelos retóricos apresentados por Swales (1990), Motta-Roth e Hendges (2010) e Costa (2015). A análise mostrou a possível existência de movimentos retóricos ainda não descritos pelos autores citados, como “Apresentando legislação”, “Apresentando doutrina” e “Apresentando casos”. A importância da contextualização histórica das leis que fundamentam os artigos, visível no movimento “Construindo contextualização histórica”, e as diferenças de configuração retórica identificadas no artigo experimental e no artigo de revisão de literatura, como a presença ou ausência da unidade de “Metodologia”, são outros aspectos revelados por nossa descrição que merecem destaque.pt_BR
dc.title.enThe academic article genre and the disciplinary culture of the area of Law: the first results of a socio-rhetorical analysispt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_cgbernardinodlvalentim.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.