Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorSilva, Ribamar Nogueira da-
dc.date.accessioned2020-05-23T00:26:31Z-
dc.date.available2020-05-23T00:26:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRAFANTE, Heulália Charalo; SILVA, Ribamar Nogueira da. O ideário educacional iluminista na produção da escola pública. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba (SP), v. 18, n. 1, p. 353-367, maio 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2177-5796-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51928-
dc.description.abstractIn dialogue with some theses of the book "A Produção da Escola Pública Contemporânea", the article seeks to classical texts of Enlightenment authors, and proposals and bills drafted by bourgeois revolutionaries, evidence to support the hypothesis of intentionality of the bourgeoisie, expressed by the defense of their class interests in the design of educational ideas, as one of objective determinations that hindered the expansion of the Public School in the eighteenth and nineteenth centuries. In this way, it is observed that the defense of a development based on natural talents, education could result in a two-tier education system, favoring the consolidation of bourgeois class that came to power.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherQuaestio – Revista de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectConcepção pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino dualistapt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.titleO ideário educacional iluminista na produção da escola públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo diálogo com algumas teses do livro “A Produção da Escola Pública Contemporânea”, o artigo busca, em textos clássicos de autores iluministas e em propostas e projetos de lei elaborados pelos revolucionários burgueses, elementos para sustentar a hipótese de existência de intencionalidade da burguesia — expressa pela defesa dos seus interesses de classe na concepção do ideário educacional — como uma das determinações objetivas que dificultaram a expansão da Escola Pública nos séculos XVIII e XIX. Nesse percurso, constata-se que a defesa de uma educação baseada no desenvolvimento dos talentos naturais poderia resultar em um sistema de ensino dualista, favorecendo a consolidação da classe burguesa que ascendia ao poder.pt_BR
dc.title.enEnlightenment educational ideas in the production of public schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_hcrafanternsilva.pdf226,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.