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dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorAmorim, Joyce Fernanda Guilanda de-
dc.contributor.authorCaiado, Kátia Regina Moreno-
dc.date.accessioned2020-05-23T00:17:03Z-
dc.date.available2020-05-23T00:17:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRAFANTE, Heulália Charalo; AMORIM, Joyce Fernanda Guilanda de; CAIADO, Katia Regina Moreno. A organização política das pessoas com deficiência no Brasil e suas reivindicações no campo educacional. Revista Educação Especial, Santa Maria (RS), v. 32, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-686X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51927-
dc.description.abstractThis article presents a historical research, based on primary sources and bibliographical research, on the organization of people with disabilities in Brazil in the 1970s and 1980s, focusing on the formation of the Coalition Pro-Federation of the Disabled Persons Entity and its historical deployment. The objective was to analyze the organization of this social movement and its demands in the educational field. The results indicated that the International Year of Disabled Persons (IYDP) in 1981, promoted the formation of different entities of persons with disabilities with the aim of creating a National Federation. However, the division of representative entities by types of disability occurred, and the Federation was only responsible for common claims, such as those related to discrimination and prejudice. About education, was noticed the action of institutions of persons with disabilities, who defended education in the regular network of education, under the principle "nothing about us, without us"; and the action of institutions for people with disabilities, such as the APAES and the Pestalozzi, which demanded specialized education in these institutions, maintained with public resources. In the Constitution of 1988, the hegemony of philanthropic institutions was consolidated; however, the progress achieved in the Magna Carta, with specialized educational services, preferably in the regular network of education, paved the way for inclusive education policies in the following decade. However, the struggle for the right to education of people with disabilities in the regular education system needs to be maintained to oppose all forms off assistance and segregation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação Especialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectMovimento socialpt_BR
dc.titleA organização política das pessoas com deficiência no Brasil e suas reivindicações no campo educacionalpt_BR
dc.title.alternativeLa organización política de las personas con discapacidad en Brasil y sus reivindicaciones en el campo educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo apresenta uma pesquisa histórica, baseada em fontes primárias e pesquisa bibliográfica, sobre a organização das pessoas com deficiência nas décadas de 1970 e 1980, com foco na formação da Coalizão Pró-Federação de Entidade de Pessoas Deficientes e seus desdobramentos históricos. O objetivo foi analisar a organização desse movimento social e suas reivindicações no campo educacional. Os resultados apontaram que o Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD), em 1981, promoveu a articulação de diferentes entidades de pessoas com deficiência, com a finalidade de criar uma Federação Nacional. No entanto, ocorreu a divisão das entidades representativas por tipos de deficiência e a Federação ficou responsável, apenas, por reivindicações comuns, como aquelas relacionadas à discriminação e ao preconceito. No que se refere à educação, verifica-se a atuação das instituições de pessoas com deficiência, que defendiam a educação na rede regular de ensino, sob o princípio “nada sobre nós, sem nós”; e das instituições para pessoas com deficiência, como as APAES e as Pestalozzi, que reivindicavam a educação especializada nessas instituições, mantida com recursos públicos. Na Constituição de 1988, consolidou-se a hegemonia das instituições filantrópicas, porém, os avanços conseguidos na Carta Magna, com o atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede regular de ensino, abriram caminho para as políticas de educação inclusiva na década seguinte. No entanto, a luta pelo direito à educação das pessoas com deficiência na rede regular de ensino precisa se manter para se contrapor a quaisquer formas de assistencialismo e segregação.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo presenta una investigación histórica basada en fuentes primarias e investigación bibliográfica sobre la organización de las personas con discapacidad en Brasil en las décadas de 1970 y 1980, con enfoque en la formación de la “Coalizão Pró-Federação de Entidade de Pessoas Deficientes” y sus desarrollos históricos. El objetivo fue analizar la organización de este movimiento social y sus reivindicaciones en el campo educacional. Los resultados señalaron que el “Año Internacional de los Impedidos”, en 1981, ha promovido la articulación de diferentes entidades de personas con discapacidad, con la finalidad de crear una Federación Nacional. Sin embargo, las entidades representativas han sido compartidas por tipos de discapacidad y la Federación quedó responsable solamente por las reivindicaciones comunes, como las relacionadas con discriminación y prejuicio. Referente a la educación, hay actuación de instituciones de personas con discapacidad que defendían la educación en el sistema regular de enseñanza, basada en el principio “nada sobre nosotros, sin nosotros”; y de las instituciones para personas con discapacidad como las “APAES” (Asociación de padres y amigos de los excepcionales) y las “Pestalozzi”, que reivindicaban educación especializada en estas instituciones, mantenidas con fondos públicos. En la Constitución brasileña de 1988 se ha consolidado la hegemonía de las instituciones filantrópicas, pero los avances conquistados en la Carta Magna, con atención educacional especializada, preferentemente en el sistema regular de enseñanza, han abierto camino para políticas de educación inclusiva en la década siguiente. Sin embargo, la lucha por derecho a la educación de personas con discapacidad en el sistema regular de enseñanza necesita mantenerse para contraponerse a todas formas de asistencialismo y segregación.pt_BR
dc.title.enThe political organization of people with disabilities in Brazil and their demands in the educational fieldpt_BR
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