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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortela, Marina Gomes-
dc.date.accessioned2020-05-22T17:25:26Z-
dc.date.available2020-05-22T17:25:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPORTELA, Marina Gomes. Gestos que falam: um estudo sobre a comunicação por surdos. In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.49-76pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-5696-390-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51916-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Fipt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectModalidades de comunicaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem não verbalpt_BR
dc.titleGestos que falam: um estudo sobre a comunicação por surdospt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desafio de analisar o campo de representação dos conflitos entre surdos e ouvintes, associados a um conjunto de experiências silenciosas, por vezes consideradas invisíveis no espaço urbano, tem como interesse captar as contribuições ou alternativas capazes de ressuscitar as formas de transmissão de mensagens. Ou seja, a comunicação verbal necessita estar atrelada à nãoverbal, pois esta transmite o sentimento real do produtor da mensagem. Thompson (1998) explica sobre a questão dialógica da mensagem. Para ele, a mensagem transmitida de forma expressiva possibilita o receptor ter sua interpretação – a questão da hermenêutica, por ser “um processo ativo e criativo no qual o intérprete inclui uma série de conjecturas e expectativas para apoiar a mensagem que ele procura entender” (THOMPSON, 1998, p. 44). Essas suposições e expectativas de quem é comunicado podem ser de acordo com suas particularidades, sua experiência de vida. No entanto, também podem estar ligadas ao caráter social e histórico, compartilhadas por um grupo formado por pessoas que dividem caminhos similares. [...]pt_BR
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