Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5190
Tipo: Dissertação
Título : Docência em matemática e formação em serviço :um estudo sobre a epistemologia da prática em torno do conceito de professor reflexivo
Título en inglés: Teaching in mathematics and in-service training: a study of the epistemology of practice around the concept of reflective teacher
Autor : Lima, Francisco José de
Tutor: Lima, Isaías Batista de
Palabras clave : Professores de Matemática;Professores de ensino médio - Cedro;Método de estudo de casos
Fecha de publicación : 2013
Citación : LIMA, Francisco José de. Docência em matemática e formação em serviço :um estudo sobre a epistemologia da prática em torno do conceito de professor reflexivo. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará,Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2013.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa propõe como tema Docência em Matemática e formação em serviço: Um estudo relacionado à epistemologia da prática e ao conceito de professor reflexivo e tem como objetivo analisar a formação em serviço de professores de matemática do ensino fundamental que atuam nas escolas municipais da cidade de Cedro a partir dos conceitos de epistemologia da prática e professor reflexivo. A pesquisa caracterizou-se por dois métodos de abordagem: a indutiva e a dialética. Indutivamente, observou-se o fenômeno pesquisado, descobrindo as relações existentes entre eles para se fazer generalizações de tais relações. Dialeticamente, analisou-se a totalidade que circunda o objeto pesquisado, interpretando a realidade e verificando os fatos que ocorrem no contexto em estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um estudo de caso com dezoito professores de matemática que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino da cidade de Cedro, que está situada na Região Centro-Sul do estado de Ceará. O estudo tinha como questões de pesquisa: Os professores de matemática, em efetivo exercício compreendem o seu fazer diário como espaço para formação em serviço? As reflexões sobre a prática incorporam um processo de consciência das implicações sociais, econômicas e políticas da atividade de ensinar? Acredita-se que no exercício diário da atividade docente, o diálogo entre colegas, as experiências compartilhadas, os encontros e estudos coletivos, os cursos de formação continuada e a partilha de saberes, caracterizam-se em espaços de formação mútua. Para a coleta de dados optou-se pela entrevista semiestruturada na qual foram listados os aspectos importantes que contemplaram os objetivos delineados na pesquisa. A análise das informações coletadas iniciou-se com a verificação do roteiro das entrevistas aplicadas aos professores e esta, mostrou que a reflexão cotidiana sobre o fazer docente, a interação com colegas de trabalho e a participação em eventos promovidos pela escola, contribuem para a formação do professor de matemática, o qual deve refletir sobre a própria prática de ensino em Matemática possibilitando a produção de novos saberes e, consequentemente, encontrar novas alternativas para os problemas que emergem no dia a dia da sala de aula.
Abstract: This research proposes the theme teaching in mathematics and in-service training: a study related to the epistemology of practice and the concept of reflective teacher and has as objective to analyze the in-service training of teachers of elementary mathematics that are operating in the municipal schools of the city of Cedar from the concepts of epistemology and reflective teacher practice. The research was characterized by two methods: the inductive approach and the dialectic. Inductively, we observed the phenomenon researched, discovering the existing relations between them to make generalizations from such relationships. Dialectically, it was examined whether the totality that surrounds the object searched, interpreting reality and verifying the facts that occur in the context of the study. For the development of research was carried out a case study with 18 math teachers who work from the 6th to the 9th grade in the municipal network of Education Cedar, which is situated in the Center-South region of the State of Ceará. The study had as research issues: math teachers, effective exercise comprise your do daily as space for in-service training? Reflections on practice incorporate a process of awareness of social, economic and political implications of the activity of teaching? It is believed that in the daily exercise of the teaching activity, the dialogue between colleagues, shared experiences, meetings and collective studies, continuing education courses and the sharing of knowledge, in mutual training spaces. For data collection has been chosen by semi-structured interview in which they were listed the important aspects that contemplated the goals outlined in the research. The analysis of the information collected was initiated with the screenplay of the interviews applied to teachers and this showed that the daily reflection on the teaching, making the interaction with co-workers and the participation in events sponsored by the school, contribute to the formation of the professor of mathematics, which should reflect on their own practice of teaching in mathematics, enabling the production of new knowledge andas a result, find new alternatives to the problems that emerge on a daily basis of the classroom.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5190
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_fjdelima.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.