Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardino, Cibele Gadelha-
dc.contributor.authorAbreu, Nícollas Oliveira-
dc.date.accessioned2020-05-22T00:43:27Z-
dc.date.available2020-05-22T00:43:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretórico. Revista Raído, Dourados (MS), v. 12, n. 27, p. 463-482, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897-
dc.description.abstractThis study aims to describe how the Psychology area produces and comprises the Introduction section in experimental academic articles. As a theoretical basis, we rely on Swales (1990), both in relation to concepts involving academic genres as in relation to its theoretical and methodological model CARS (Create a Research Space). Regarding the study of disciplinary cultures, we have theorical contributions from Hyland (2000). Thus, this article, which is defined as a study of exploratory and descriptive nature, presents a corpus of 30 copies of academic articles, which are from 10 journals of Psychology area, indexed in WebQualis Capes database. According to this research, we realized that the introduction unit is configured as extensive section, which shows, in its composition, mentions to previous research, research presentation and delimitation goals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Raídopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo CARS – Create a Research Spacept_BR
dc.subjectGênero artigo experimentalpt_BR
dc.subjectDescrição sociorretóricapt_BR
dc.subjectCultura disciplinarpt_BR
dc.subjectÁrea de Psicologiapt_BR
dc.titleA seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretóricopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos.pt_BR
dc.title.enThe introduction section in academic experimental articles of disciplinary culture of pyschology: a socio rhetorical studypt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cgbernardinonoabreu.pdf540,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.