Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, Cibele Gadelha | - |
dc.contributor.author | Abreu, Nícollas Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-22T00:43:27Z | - |
dc.date.available | 2020-05-22T00:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretórico. Revista Raído, Dourados (MS), v. 12, n. 27, p. 463-482, jan./jun. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897 | - |
dc.description.abstract | This study aims to describe how the Psychology area produces and comprises the Introduction section in experimental academic articles. As a theoretical basis, we rely on Swales (1990), both in relation to concepts involving academic genres as in relation to its theoretical and methodological model CARS (Create a Research Space). Regarding the study of disciplinary cultures, we have theorical contributions from Hyland (2000). Thus, this article, which is defined as a study of exploratory and descriptive nature, presents a corpus of 30 copies of academic articles, which are from 10 journals of Psychology area, indexed in WebQualis Capes database. According to this research, we realized that the introduction unit is configured as extensive section, which shows, in its composition, mentions to previous research, research presentation and delimitation goals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Raído | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelo CARS – Create a Research Space | pt_BR |
dc.subject | Gênero artigo experimental | pt_BR |
dc.subject | Descrição sociorretórica | pt_BR |
dc.subject | Cultura disciplinar | pt_BR |
dc.subject | Área de Psicologia | pt_BR |
dc.title | A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretórico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos. | pt_BR |
dc.title.en | The introduction section in academic experimental articles of disciplinary culture of pyschology: a socio rhetorical study | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_cgbernardinonoabreu.pdf | 540,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.