Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretórico |
Título en inglés: | The introduction section in academic experimental articles of disciplinary culture of pyschology: a socio rhetorical study |
Autor : | Bernardino, Cibele Gadelha Abreu, Nícollas Oliveira |
Palabras clave : | Modelo CARS – Create a Research Space;Gênero artigo experimental;Descrição sociorretórica;Cultura disciplinar;Área de Psicologia |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Raído |
Citación : | BERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de Psicologia: um estudo sociorretórico. Revista Raído, Dourados (MS), v. 12, n. 27, p. 463-482, jan./jun. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos. |
Abstract: | This study aims to describe how the Psychology area produces and comprises the Introduction section in experimental academic articles. As a theoretical basis, we rely on Swales (1990), both in relation to concepts involving academic genres as in relation to its theoretical and methodological model CARS (Create a Research Space). Regarding the study of disciplinary cultures, we have theorical contributions from Hyland (2000). Thus, this article, which is defined as a study of exploratory and descriptive nature, presents a corpus of 30 copies of academic articles, which are from 10 journals of Psychology area, indexed in WebQualis Capes database. According to this research, we realized that the introduction unit is configured as extensive section, which shows, in its composition, mentions to previous research, research presentation and delimitation goals. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51897 |
ISSN : | 1984-4018 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_cgbernardinonoabreu.pdf | 540,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.