Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51895
Tipo: Dissertação
Título: Teca: tecnologia educacional para crianças autistas
Título em inglês: TECA: educational technology for autistic children
Autor(es): Barrozo Neto, Joaquim Euclides
Orientador: Fernandes, Carlos Alexandre Rolim
Palavras-chave: Autismo;Jogo sério;Desenvolvimento;Educação;Tratamento
Data do documento: 2020
Citação: BARROZO NETO, J. E. (2020)
Resumo: Desde os primeiros estudos em 1943, muito se tem avançado na identificação e categorização das características e no desenvolvimento de metodologias de tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Entretanto, ainda não foi possível identificar de forma precisa as causas que levam à manifestação dos sintomas que caracterizam o autismo. Este fato tem aumentado as preocupações de pais, amigos e sociedade em geral. O projeto desta dissertação consiste no planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação do jogo sério TECA, Tecnologia Educacional para Crianças Autistas, planejado a partir das pesquisas e observações das características, déficit, pontos fortes e tratamentos comuns a este público, bem como da análise da aplicação de sistemas computacionais voltados para educação e do estudo dos componentes de gamificação utilizados em jogos sérios. O TECA foi criado com o propósito de auxiliar de maneira lúdica, especializada e adaptativa no desenvolvimento da autonomia e educação das crianças autistas. Entre os componentes que compõem o jogo, destacam-se a utilização de imagens e sons antes das atividades, em enredos que contextualizam a aplicação do conteúdo estudado, e durante a atividade, facilitando a compreensão e associação dos conteúdos das atividades, bem como o consequente aprendizado da criança. Visando maior interação entre o jogo, a criança e o meio em que ela está inserido, também são utilizados em suas funcionalidades diversos recursos como touchscreen, câmera e realidade aumentada. Além disto, também foram inseridos mecanismos de adaptação ao nível e ritmo de aprendizado do aluno através de um sequenciamento de atividades. O jogo TECA foi utilizado e testado por um grupo de 10 crianças autistas, que recebem atendimento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, da cidade de Sobral/CE. Durante o projeto, foram realizadas a avaliação do jogo a partir da percepção dos responsáveis e a avaliação do aprendizado da criança a partir do jogo. O jogo TECA demonstrou, a partir da comparação dos resultados das duas etapas de avaliação, um aumento significativo no percentual de acerto das crianças após o estudo como o jogo. Também foi observado um alto índice de aprovação dos responsáveis das crianças que participaram do projeto, quanto à metodologia, contribuições para desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais e elementos do jogo.
Abstract: Since the first studies in 1943, many advances were made in the identication, categorization and treatments of the Autism Spectrum Disorder. However, it has not yet been possible to identify precisely the causes for the manifestation of the symptoms that characterize autism. This fact increased the concerns of parents, friends and society in general. In order to the contribute to this issue, this dissertation presents the design, development, application and evaluation of the serious game TECA, Educational Technology for Autistic Children, designed from researches and observations of the characteristics, deficits, strengths and treatments common to this public, as from the analysis of the application of computer systems for education and the study of gamification components used in serious games. The TECA was created with the purpose of assisting in a playful, specialized and adaptive way in the development of autonomy and education of autistic children. Among the components used by the game, it can be highlighted the use of images and sounds before the activities, in plots that contextualize the application of the studied content, and during the activity, facilitating the understanding and association of the activities contents and consequently the learning, as well as the learning processing. Aiming a greater interaction between the game, the child and the environment in which they are inserted, various features, such as touchscreen, camera and augmented reality, are also used in its functionalities. In addition, mechanisms of adaptation to the student’s level and pace of learning were also inserted through a series of activities. The TECA game was used and tested by a group of 10 autistic children, who receive care in the Association of Parents and Friends of the Exceptional, APAE, in the city of Sobral / CE.The evaluation of the game was performed in two different ways: from the subjective perception of the parents and from the learning the childrengotfromthegame. The TECA game demonstrated significant increase in the percentage of children, in addition to a high approval rating of of the parents who participated in the project, regarding the used methodology, contributions to the development of cognitive and social skills, and elements of the game.
Descrição: BARROZO NETO, J. E. Teca: tecnologia educacional para crianças autistas. 2020. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação), Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51895
Aparece nas coleções:PPGEEC - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jebarrozoneto.pdfBARROZO NETO, J. E. Teca: tecnologia educacional para crianças autistas. 2020. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação), Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.22,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.