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dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorSilva, João Henrique da-
dc.contributor.authorCaiado, Kátia Regina Moreno-
dc.date.accessioned2020-05-21T21:00:03Z-
dc.date.available2020-05-21T21:00:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRAFANTE, Heulália Charalo; SILVA, João Henrique da; CAIADO, Katia Regina Moreno. A Federação Nacional das APAES no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: construção da hegemonia no campo da educação especial. Education Policy Analysis Archives/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 27, n. 64, jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51891-
dc.description.abstractThe actions of the National Federation of APAES (1962) are hegemonic in Brazil and the legislation ensures state financing. In this article, bibliographical and documentary research was carried out to analyze the strategies of the Federation to guarantee its hegemony in Special Education during the period of the civil-military dictatorship (1964-1985). As of Gramsci (2001), the APAES are considered private bodies of hegemony, composing the civil society in an organic relation with the political society. It is concluded that the movement of APAES is characterized by "philanthropoestatism", in which philanthropic activities are financed with public resources; this relationship was established in the civil-military dictatorship, confirming the organic relationship between APAES and the regime's leaders.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducation Policy Analysis Archives/Arquivos Analíticos de Políticas Educativaspt_BR
dc.subjectAPAESpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
dc.titleA Federação Nacional das APAES no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: construção da hegemonia no campo da educação especialpt_BR
dc.title.alternativeLa Federación Nacional de las APAES en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil: construcción de la hegemonía en el campo de la educación especialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs ações da Federação Nacional das APAES (1962) são hegemônicas no Brasil e a legislação assegura financiamento do Estado. Nesse artigo, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental para analisar as estratégias da Federação para garantir sua hegemonia na Educação Especial, no período da ditadura civil militar (1964-1985). A partir de Gramsci (2001), considera-se as APAES organismos privados de hegemonia, compondo a sociedade civil em relação orgânica com a sociedade política. Conclui-se que o movimento apaeano se caracteriza pelo “filantropoestatismo”, em que as atividades filantrópicas são financiadas com recursos públicos, sendo que essa relação se instituiu na ditadura civil-militar, confirmando a relação orgânica das APAES com os dirigentes do regime.pt_BR
dc.description.abstract-esLas acciones de la Federación Nacional de las APAES (1962), son hegemónicas en Brasil y la legislación asegura el financiamiento por parte del Estado. En este artículo, fueron realizadas investigaciones bibliográficas y documentales con la finalidad de analizar las estrategias de la Federación para garantizar su hegemonía en la Educación Especial, en el período de la dictadura civil militar (1964-1985). A partir de Gramsci (2001), se consideran las APAES como organismos privados de hegemonías, que componen la sociedad civil en relación orgánica con la sociedad política. En conclusión, el movimiento apaeano se caracteriza por el "filantropoestatismo", en el que las actividades filantrópicas son financiadas con recursos públicos, esta relación se instituyó en la dictadura civil-militar, confirmando la relación orgánica de las APAES con los dirigentes del régimen.pt_BR
dc.title.enThe National Federation of APAES in the context of the civil-military dictatorship in Brazil: construction of hegemony in the field of special educationpt_BR
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