Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51863
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A gramaticalização de embora: um caso prototípico
Autor(es): Araújo, Francisco Jardes Nobre de
Palavras-chave: Gramaticalização;Conjunção embora;Funcionalismo linguístico;Gramática tradicional
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Verbum - Cadernos de Pós-Graduação
Citação: ARAÚJO, Francisco Jardes Nobre de. A gramaticalização de embora: um caso prototípico. Verbum - Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo (SP), n. 5, p. 39-53, 2013.
Resumo: O artigo mostra o processo de gramaticalização sofrido pelo item embora, desde sua origem como expressão optativa no português arcaico até seus usos com diferentes funções gramaticais no português contemporâneo. Inicia fazendo uma breve abordagem dos conceitos sobre a gramaticalização e os fenômenos a ela associados, utilizando como fundamentação teórica trabalhos de Heine, Hopper, Lehmann, Bybee, Neves, Martelotta e Felício, entre outros. Objetiva ir além da observação costumeiramente feita pelas gramáticas tradicionais ao citar embora como um exemplo de palavra formada pelo processo de composição por aglutinação e fornecer subsídios para o entendimento das mudanças sintáticas e semânticas por que passou a palavra. Para ilustrar as ocorrências de embora em seus mais diversos contextos, estágios e funções, utiliza exemplos retirados do corpus de Felício (2008) e de algumas canções populares brasileiras. Conclui que a gramaticalização de embora constitui um caso prototípico do fenômeno em língua portuguesa, uma vez que apresenta todas as etapas e tendências apontadas pelos grandes estudiosos do assunto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51863
ISSN: 2316-3267
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_fjnaraujo.pdf438,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.