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dc.contributor.authorLima, Edson Silva de-
dc.date.accessioned2020-05-20T14:19:08Z-
dc.date.available2020-05-20T14:19:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Edson Silva de. Pequena palestra com a múmia (1845): do conflito entre a ciência e a consciência da realidade do passado. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 104-119, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51847-
dc.description.abstractIn this article we try to understand how the elements of American national history appear in the poem and storyteller Edgar Allan Poe's Somme word with a mummy (1845) without the pretension of mapping a referentialist identification. The intention here is to perceive the possible reading of his fantastic tale as a refiguration of nineteenth century American history, without having it as the central particle of his work. So we try to avoid the desire to "reduce certain texts to representative, illustrative or symptomatic functions" (LACAPRA, 1983, p. 24)24). We focus on the referential dimension of the fictional text, thus approaching American history as the central theme for fantastic poeana literature. In this sense, we are concerned with demonstratin g the narrative paths that endorse our prognosis, that fantastic literature is not directly subordinated to the imagination, that the referential ballast that composes it is directly intervening in the fictional composition and, thus, there is the concepti on of another world than the world of things.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.titlePequena palestra com a múmia (1845): do conflito entre a ciência e a consciência da realidade do passadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesse artigo, atentamos em perceber de que maneira os elementos da história nacional norte americana aparecem no Somme word with a mummy (1845) do poeta e contista, Edgar Allan Poe, sem que a pretensão seja fazer o mapeamento de uma identificação referencialista. A intenção aqui é perceber a leitura possível de seu conto fantástico como refiguração da história norte americana oitocentista, sem tê la como partícula central de seu trabalho. De modo que procuramos, portanto, fugir do des ejo de “reduzir certos textos a funções representativas, ilustrativas ou sintomáticas” (LACAPRA, 1983, p. 24). Centramo nos na dimensão referencial do texto ficcional, aproximando assim a história norte americana como tema fulcral para literatura fantástic a poeana. Nesse sentido, nos preocupamos em demonstrar os caminhos narrativos que endossam nosso prognóstico de que, a literatura fantástica, não está diretamente subordinada à imaginação que o lastro referencial, que a compõe, está diretamente intervindo na composição ficcional e, assim, há a concepção de outro mundo que não o mundo das coisas.pt_BR
dc.title.enSomme word with a mummy (1845): from the conflict between science and the awareness of the reality of the pastpt_BR
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