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dc.contributor.authorBarreto, Polliana de Luna Nunes-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2020-05-19T12:52:49Z-
dc.date.available2020-05-19T12:52:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARRETO, Polliana de Luna Nunes; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Aproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidade. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 520-532. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51814-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectCiência e Gêneropt_BR
dc.subjectRepresentações do Femininopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrElaborar reflexões acerca da construção do feminino, sua apropriação, representação e práticas sociais se faz necessária aos estudos em Educação. Partimos das análises de estudiosos da temática de Gênero, da História de Mulheres e da Família para apresentar um quadro do debate acerca das representações do feminino na sociedade numa perspectiva histórica, considerando o advento da Modernidade. A discussão se ancora nos debates propostos no campo da História Cultural e da Psicanálise, para tanto nos valemos de aporte bibliográfico com fins de aprofundar o debate de gênero. A concepção de mundo patriarcal que pauta o comportamento de mulheres e homens reserva ao feminino o papel mais “edificante”, que é o da reprodução, da boa mãe, da esposa dedicada, da mulher sensível, da educadora comprometida. Essa construção cultural colocou a mulher ou próxima da figura devotada e de santidade similar à Virgem Maria, ou em seu extremo oposto, da mulher inconsequente e rebelde como a Eva, caracterizada pela tradição judaico-cristã.pt_BR
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