Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51807
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A metodologia de artigos acadêmicos em diferentes culturas disciplinares
Título(s) alternativo(s): La metodología de artículos académicos en diferentes culturas disciplinarias
Título em inglês: The academic articles’ methodology in different disciplinary cultures
Autor(es): Bernardino, Cibele Gadelha
Costa, Raquel Leite Saboia da
Palavras-chave: Gênero artigo experimental;Modelo CARS – Create a Research Space;Descrição sociorretórica;Culturas disciplinares
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Fórum Linguístico
Citação: BERNARDINO, Cibele Gadelha; COSTA, Raquel Leite Saboia da. A metodologia de artigos acadêmicos em diferentes culturas disciplinares. Fórum Linguístico, Florianópolis (SC), v. 14, n. 4, p. 2666-2684, out./dez. 2017.
Resumo: Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição sociorretórica da unidade de Metodologia do gênero artigo experimental em culturas disciplinares distintas, a saber: Linguística e Medicina. Como norte teórico-metodológico, baseamo-nos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space), Oliveira (2002, 2003) e Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão acerca das culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus, que é composto por dez artigos de cada área publicados em periódicos Qualis A ou B e em anais de congressos, indicaram que as características inerentes a cada cultura influenciaram na distribuição das informações nos textos e revelaram comportamentos sociorretóricos distintos para cada área disciplinar.
Abstract: In this article, as main objective, we investigated and compared the socio-rhetoric description of the Methodology unit on the experimental article genre in different disciplinary cultures, namely in the Linguistics field and in the Medicine field. We based our studies on Swales (1990) (CARS model – Create a Research Space), Oliveira (2002, 2003) and Nwogu (1997) for the socio-rhetorical description, and on Hyland (2000, 20009) for discussing disciplinary cultures. From the analysis of a corpus, composed by ten articles of each area published in A and B Qualis journals and congress proceedings, our results pointed out culture particularities impact on the distribution of information in texts and revealed different socio-rhetorical descriptions in the two fields.
Resumen: En este artículo, como objetivo principal, analizamos y comparamos la descripción sociorretórica de la unidad de Metodología del género artículo experimental en diferentes culturas disciplinarias: Lingüística y Medicina. Como norte teórico y metodológico, nos basamos en Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space), Oliveira (2002, 2003) y Nwogu (1997) para la descripción sociorretórica y en Hyland (2000, 2009) para la discusión de las culturas disciplinarias. Los resultados de la análisis del corpus, que consta de diez artículos de cada área publicados en revistas Qualis A y B y en actas de congresos, indicaron que las características de las culturas influenciaron en la distribución de información en los textos y revelaban comportamientos sociorretóricos diferentes para cada área.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51807
ISSN: 1984-8412
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cgbernardinorlscosta.pdf216,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.