Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ana Cléa Gomes de-
dc.contributor.authorAbreu, Mariana Cristina Alves de-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorMartins, Priscila Uchôa-
dc.contributor.authorSilva, José Wellington da-
dc.date.accessioned2020-05-18T13:01:49Z-
dc.date.available2020-05-18T13:01:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectIdentidade.pt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.titleReflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docentept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_acgsousa.pdf376,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.