Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ana Cléa Gomes de | - |
dc.contributor.author | Abreu, Mariana Cristina Alves de | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.contributor.author | Martins, Priscila Uchôa | - |
dc.contributor.author | Silva, José Wellington da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T13:01:49Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T13:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Identidade. | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.subject | Profissionalidade docente | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docente | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_acgsousa.pdf | 376,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.