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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso de redes neurais auto-organizáveis na visualização de formação de agrupamentos a partir do conhecimento acentual de aprendizes brasileiros de Inglês
Autor(es): Silva, Ana Cristina Cunha da
Palavras-chave: Modelos conexionistas;Aquisição Lexical;Sistematicidade sintática;Redes neurais;Língua estrangeira - Estudo e ensino
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista Organon
Citação: SILVA, Ana Cristina Cunha da. O uso de redes neurais auto-organizáveis na visualização de formação de agrupamentos a partir do conhecimento acentual de aprendizes brasileiros de Inglês. Revista Organon, Porto Alegre (RS), v. 26, n. 51, p. 171-192, jul./dez. 2011.
Resumo: Os modelos conexionistas têm desempenhado um importante papel no desenvolvimento da linguagem em várias áreas, tais como aquisição lexical e aquisição de pronomes (MCCLELLAND, 2009), sistematicidade sintática (MCCLELLAND et al., 2010), modelagem de distúrbios de linguagem (MIIKKULAINEN, 1997) e análise prosódica (GAUTHIER, 2009), apenas para citar alguns. A maioria desses trabalhos se baseou em arquiteturas de redes neurais supervisionadas recorrentes ou feedforward (BLANC; DOMINEY, 2003; CUMMINS ET AL., 1999; ELMAN, 1990; KAZNATCHEEV, 2010), como as redes de Elman e o Perceptron Multicamadadas. Todavia, os modelos de redes neurais auto-organizáveis (Self-organizing maps - SOM), comumente chamados de rede de Kohonen, ao longo dos anos têm sido também usados como um modelo exploratório primário de fenômenos lingüísticos (Cf. FARKAS; CROCKER, 2008; GAUTHIER, 2009; LI ET AL., 2004; LI ET AL., 2007; MIIKKULAINEN, 1997).[...]
Abstract: This study aimed at investigating how Brazilian learners of English organize their knowledge about lexical stress of a specific word category at an early stage of L2 acquisition with the help of an unsuper- vised neural network, a self-organizing map (SOM), also called Kohonen network. The basic hypothesis tested was whether the parameterization of the speech signal from learner’s utterances through processing techniques such as Linear Predictive Coding (LPC), which consisted of the input of the network, would be effective in the classification of learners and their utterances. The study consisted of an empirical part and a computational one. The participants were beginner students aged between 18 and 25. Preliminary results indicate that the combination of LPC+SOM allowed the creation of well-defined category clusters, which is an important step in data classification to aid language proficiency level determination, and computer-assisted pronunciation teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51736
ISSN: 2238-8915
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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