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Type: TCC
Title: O desenho, a criatividade e o desenho criativo: uma análise sob a perspectiva dos alunos do curso de design-moda da universidade federal do ceará.
Authors: Sousa, Raiana Rios de
Advisor: Castro, Júlio César Silva de
Keywords: Moda;Desenho;Criatividade;Comunicação;Criação
Issue Date: 2019
Citation: SOUSA, Raiana Rios de. O desenho, a criatividade e o desenho criativo: uma análise sob a perspectiva dos alunos do curso de design-moda da universidade federal do ceará. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho busca compreender como se dá o processo de criação do aluno do curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) através do uso do desenho, procurando entender se o fato do estudante saber ou não desenhar afeta o seu ato criativo. A metodologia inicial foi a pesquisa bibliográfica, assim, para definir as diferentes abordagens dos assuntos e entender de que forma o desenho e a criação estão ligados. Em acréscimo foi feita uma exposição dos componentes curriculares, assim como os planos e programas de ensino de disciplinas de caráter obrigatório, que tenham relação com o assunto em estudo, contidas no currículo acadêmico do curso. Além disso, para chegar-se aos resultados que comprovem o estudo realizado, fez-se necessária a reprodução de questionários com alguns alunos ativos e regularmente matriculados no curso sem delimitar o semestre para uma noção mais abrangente das respostas, e em seguida foi utilizada a pesquisa em campo que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e presenciais para os alunos de design-moda da UFC que já tinham cursado as disciplinas analisadas, onde se pôde compreender mais profundamente quais as significâncias da utilidade do desenho no processo criativo de cada criador.
Abstract: This work seeks to understand how the creative process of fashion design student is given through the use of the drawing, searching to figure it out whether the fact that the student knows or doesn’t know how to draw affects his creative act. The initial methodology was the bibliographic research, to define the different approaches of the subjects and understand how design and creation are linked. In addition to that, an exhibition of the curricular componentes was made, as well as the plans and programs for teaching compulsory disciplines, related to the subject under study, included in the academic curriculum of the course. Besides that, to get to the results that prove the study carried out, it was necessary to reproduce questionnaires with active and regularly enrolled students in the course without delimit the semestre for a broader notion of the answers and then it was used the field research that was made through interviews for the fashion-design students of the UFC who had already carried out the analyzed disciplines, where it can be understood deeply what the meanings of the utility of drawing in the creativity process of each creator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51727
Appears in Collections:DESIGN MODA - Monografias

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