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dc.contributor.authorSilva, Dayane da Costa-
dc.contributor.authorCarneiro, Waltersar José de Mesquita-
dc.date.accessioned2020-05-14T13:11:46Z-
dc.date.available2020-05-14T13:11:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Dayane da Costa; CARNEIRO, Waltersar José de Mesquita. A metáfora como recurso expressivo na propaganda. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.445-457.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-50-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51714-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.titleA metáfora como recurso expressivo na propagandapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo propõe apresentar uma reflexão sobre o uso cada vez mais frequente da utilização de metáforas no gênero propaganda. Buscamos, assim, compreender e analisar o efeito expressivo causado pelo uso da metáfora em propagandas publicitárias. As metáforas estão por toda parte, em diversas esferas (família, escola, trabalho, igreja etc) e nos mais diversos gêneros de texto, daí a importância da realização de uma pesquisa que aborde essa temática. Na propaganda, elas são utilizadas de modo proposital, pois os autores procuraram construir os textos inserindo-as com o objetivo de causar expressividade e consequentemente o convencimento ao público alvo. É justamente esse efeito expressivo da utilização da linguagem que vai caracterizar o campo de estudo da Estilística, que estuda os desvios que tem finalidade expressiva. O espaço da Estilística utilizado por nós é o da chamada ‘Estilística da Enunciação’ que, rompendo com orientação estruturalista, encaminha os estudos para o campo enunciativo proposto por Bakhtin (2003). Esclarecemos que o desvio no campo da Estilística, principalmente os feitos no discurso publicitário, é intencionalmente construído. O corpus foi montado com propagandas publicitárias colhidas da rede mundial de computadores, no site de busca google. Foram selecionadas 03 propagandas e, a partir da presença da metáfora, passou-se à construção de sentidos apoiada na perspectiva de pesquisa de base interpretativista. Após este estudo, pode-se confirmar que a metáfora está presente em várias situações do cotidiano e que na construção dos textos das propagandas, elas tornam-se únicas, atrativas e persuasivas.pt_BR
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