Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCustódio Filho, Valdinar-
dc.contributor.authorHissa, Débora Liberato Arruda-
dc.date.accessioned2020-05-14T03:28:37Z-
dc.date.available2020-05-14T03:28:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCUSTÓDIO FILHO, Valdinar; HISSA, Débora Liberato Arruda. Linguística Textual e Sociocognição: interação e conhecimentos voltados para a construção dos sentidos. Revista Organon, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 64, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2238-8915-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51704-
dc.description.abstractThis theoretical article proposes a discussion about the relation between sociocognitivism and textual linguistics, in order to demonstrate that these two investigative proposals converge in such a way that sociocognitivist principles (which underpin the phenomenon of cognition in interaction) are fundamental for the theoretical treatment of the strategies of construction of meaning through texts (mainly revealed through the construction of the reference). This results in an comprehension of the relation between language, perception and reality as guided by communicative dynamism. The ideas spread by Maturana (1998), Koch and Cunha-Lima (2005), Salomão (1999) and Blikstein (2003) clarify this dynamism. With this discussion, we intend to reaffirm the position that textual linguistics - a theoretical perspective that is essentially interdisciplinary - enriches its theoretical role by explaining the dialogues taken with epistemological proposals that deal with the reshaping of concepts such as knowledge, culture and reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Organonpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectSociocogniçãopt_BR
dc.subjectConstrução dos sentidospt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleLinguística Textual e Sociocognição: interação e conhecimentos voltados para a construção dos sentidospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo, de feição eminentemente teórica, propõe uma discussão sobre as relações entre o sociocognitivismo e a linguística textual, com o objetivo de demonstrar que essas duas propostas investigativas convergem de tal modo que os princípios sociocognitivistas que embasam o fenômeno da cognição em interação são fundamentais para o tratamento teórico das estratégias de construção dos sentidos por meio dos textos (reveladas, principalmente, por meio da construção da referência). Isso resulta num entendimento das relações entre linguagem, percepção e realidade como pautadas pelo dinamismo comunicativo. Esclarecem esse dinamismo as ideias difundidas por Maturana (1998), Koch e Cunha-Lima (2005), Salomão (1999) e Blikstein (2003). Pretendemos, com essa discussão, reafirmar a posição de que a linguística textual – perspectiva teórica essencialmente interdisciplinar – enriquece seu fazer teórico ao explicitar os diálogos que trava com as propostas epistemológicas que lidam com o redimensionamento dos conceitos de conhecimento, cultura e realidade.pt_BR
dc.title.enTextual Linguistics and Social Cognition: interaction and knowledge for the construction of meaningpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vcustodiofilhodlahissa.pdf262,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.