Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51704
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Linguística Textual e Sociocognição: interação e conhecimentos voltados para a construção dos sentidos
Título em inglês: Textual Linguistics and Social Cognition: interaction and knowledge for the construction of meaning
Autor(es): Custódio Filho, Valdinar
Hissa, Débora Liberato Arruda
Palavras-chave: Linguística Textual;Sociocognição;Construção dos sentidos;Referenciação;Interação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Organon
Citação: CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; HISSA, Débora Liberato Arruda. Linguística Textual e Sociocognição: interação e conhecimentos voltados para a construção dos sentidos. Revista Organon, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 64, 2018.
Resumo: Este artigo, de feição eminentemente teórica, propõe uma discussão sobre as relações entre o sociocognitivismo e a linguística textual, com o objetivo de demonstrar que essas duas propostas investigativas convergem de tal modo que os princípios sociocognitivistas que embasam o fenômeno da cognição em interação são fundamentais para o tratamento teórico das estratégias de construção dos sentidos por meio dos textos (reveladas, principalmente, por meio da construção da referência). Isso resulta num entendimento das relações entre linguagem, percepção e realidade como pautadas pelo dinamismo comunicativo. Esclarecem esse dinamismo as ideias difundidas por Maturana (1998), Koch e Cunha-Lima (2005), Salomão (1999) e Blikstein (2003). Pretendemos, com essa discussão, reafirmar a posição de que a linguística textual – perspectiva teórica essencialmente interdisciplinar – enriquece seu fazer teórico ao explicitar os diálogos que trava com as propostas epistemológicas que lidam com o redimensionamento dos conceitos de conhecimento, cultura e realidade.
Abstract: This theoretical article proposes a discussion about the relation between sociocognitivism and textual linguistics, in order to demonstrate that these two investigative proposals converge in such a way that sociocognitivist principles (which underpin the phenomenon of cognition in interaction) are fundamental for the theoretical treatment of the strategies of construction of meaning through texts (mainly revealed through the construction of the reference). This results in an comprehension of the relation between language, perception and reality as guided by communicative dynamism. The ideas spread by Maturana (1998), Koch and Cunha-Lima (2005), Salomão (1999) and Blikstein (2003) clarify this dynamism. With this discussion, we intend to reaffirm the position that textual linguistics - a theoretical perspective that is essentially interdisciplinary - enriches its theoretical role by explaining the dialogues taken with epistemological proposals that deal with the reshaping of concepts such as knowledge, culture and reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51704
ISSN: 2238-8915
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vcustodiofilhodlahissa.pdf262,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.