Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51678
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A conceptualização visual da violência em histórias em quadrinhos
Autor : Gomes, Languisner
Palabras clave : Teoria da Metáfora Conceptual;História em quadrinhos;Conceptualização;Violência;Crianças - Cognição
Fecha de publicación : 2012
Editorial : ANTARES: Letras e Humanidades
Citación : GOMES, Languisner. A conceptualização visual da violência em histórias em quadrinhos. ANTARES: Letras e Humanidades, Caxias do Sul (RS), v. 4, n. 7, p. 73-92, jan./jul. 2012.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, discutimos os efeitos do sentido de VIOLÊNCIA promovido por imagens, tendo como corpus a história em quadrinhos (HQ) do Mickey. A análise da construção conceptual da VIOLÊNCIA nos leva à conclusão de que a composição visual dirige a leitura e os leitores para a interpretação de fatos do cotidiano. Essa análise traz parâmetros que podem ser úteis quando do ensino de leituras de imagens. Os dados mostram que as metáforas O CORPO É UM RECIPIENTE e A VIOLÊNCIA É UMA AÇÃO DIRIGIDA guardam uma forte influência na conceptualização da criança. Assim, os cenários apresentados nas HQs aparentam ser particularmente proeminentes com inputs para a exploração da VIOLÊNCIA. A construção deste domínio é inspirada na Teoria da Metáfora Conceptual, de Lakoff e Johnson (1980), assim como em Kress e van Leeuwen, (1996). Como discutimos ao longo do artigo, a conceptualização da VIOLÊNCIA tem sua própria estrutura e semântica, que traz à tona problemas de interpretação e validação de conceitos emergentes.
Abstract: In this paper, we discuss effects of sense of VIOLENCE promoted by pictorials, having as corpus Mickey comics. The analysis of VIOLENCE conceptual construction leads to the conclusion that visual composition directs reading and leads readers to the interpretation of everyday facts. This analysis makes parameters that may be useful when teaching critical reading of visuals. The data show that the metaphors THE BODY IS A CONTAINER and VIOLENCE IS A DRIVING ACTION have retained a strong influence on a child conceptualization. The construction of this domain is inspired on the Conceptual Metaphor Theory of Lakoff and Johnson (1980) and Kress and van Leeuwen (1996). As we discussed along this paper, the conceptualization of VIOLENCE has its own structure and semantics, which, on one side, brings problems of interpretation and validation of emergent concepts, but on the other side.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51678
ISSN : 1984-4921
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_lgomes.pdf995,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.