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dc.contributor.authorJamison, Kaline Girão-
dc.contributor.authorSantos, Letícia Adriana Pires Ferreira dos-
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.date.accessioned2020-05-12T23:28:33Z-
dc.date.available2020-05-12T23:28:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationJAMISON, Kaline Girão; SANTOS, Letícia Adriana Pires Ferreira dos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Cognição e referenciação na expressão “O gigante acordou”. ANTARES: Letras e Humanidades, Caxias do Sul (RS), v. 7, n. 14, p. 215-234, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51666-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the referential coherence mechanisms in a cognitive-pragmatic-discursive perspective in the expression "the giant has awakened," conveyed in the social networks in Brazil in June, 2013. We verify that the construction of the referent "Brazil" in the advertisement produced by the whiskey brand Johnnie Walker occurs through a process that involves not only verbal elements and cotextual, but it also involves multimodal mechanisms and is licensed by a metonymy-metaphor continuum. We rely on the notion of referent (CAVALCANTE, 2011; MONDADA; DUBOIS, 2003), intertextuality (PIÈGAY-GROS, 1996), on the theories related to the foundations of Conceptual Metaphor and Primary Metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 1980; GRADY, 1997 ) and on the Multimodal Metaphor Approach (FORCEVILLE, 2009).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANTARES: Letras e Humanidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMetáfora conceitualpt_BR
dc.subjectMetáfora primáriapt_BR
dc.subjectMetáfora multimodalpt_BR
dc.titleCognição e referenciação na expressão “O gigante acordou”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse estudo é analisar os sentidos dos mecanismos de coerência referencial numa perspectiva cognitivo-discursivo-pragmática na expressão “o gigante acordou”, veiculada nas redes sociais no Brasil em junho de 2013. Observamos que a construção do referente “Brasil” no anúncio produzido pela marca de whisky Johnnie Walker ocorre por meio de um processo que envolve elementos não apenas verbais e cotextuais, mas multimodais e que é licenciado por um continuum metonímia-metáfora. Baseamo-nos na noção de referenciação (CAVALCANTE, 2011; MONDADA e DUBOIS, 2003), intertextualidade (PIÈGAY-GROS, 1996), nas teorias relacionadas aos fundamentos da Metáfora Conceitual e da Metáfora Primária (LAKOFF; JOHNSON, 1980; GRADY, 1997) e na proposta da metáfora multimodal (FORCEVILLE, 2009).pt_BR
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