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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O anjo e suas asas: a representação da mulher vitoriana em Freshwater de Virginia Woolf
Título em inglês: The angel and her wings: the representation of the victorian woman in Virginia Woolf’s Freshwater
Autor(es): Silva, Josenildo Ferreira Teófilo da
Palavras-chave: Woolf, Virginia, 1882-1941. Freshwater (Peça teatral-1935);Teatro britânico;Mulher vitoriana;Metáfora
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: ANTARES: Letras e Humanidades
Citação: SILVA, Josenildo Ferreira Teófilo da. O anjo e suas asas: a representação da mulher vitoriana em Freshwater de Virginia Woolf. ANTARES: Letras e Humanidades, Caxias do Sul (RS), v. 11, n. 24, p. 202-217, set./dez. 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a escritora inglesa Virginia Woolf, em sua única peça teatral, Freshwater, publicada postumamente em 1975, constrói um retrato da mulher vitoriana, representada por meio da metáfora do “Anjo do Lar”, isto é, da mulher encantadora e devotada que foi educada exclusivamente para cuidar dos desejos dos filhos e de seu marido, reprimindo qualquer forma de desejo individual. Buscando construir a ação de sua peça a partir de um episódio vivido por sua tia-avó, a fotógrafa Julia Cameron, quando esta decide partir com seu marido para o Ceilão, Virginia Woolf desenvolve paralelamente a história em torno da separação do pintor G. F. Watts de sua primeira esposa, Ellen Terry. No entrelaçamento destes dois núcleos temáticos, Virginia Woolf explora a comicidade de sua peça ao mesmo tempo que estabelece uma crítica a esse modelo de mulher.
Abstract: This work aims at discussing how the English writer Virginia Woolf, in her only play, Freshwater, published posthumously in 1975, builds a picture of the Victorian woman represented through the metaphor of the “Angel in the House”, that is, the charming and devoted woman who was educated exclusively to take care of her children and her husband, repressing any expression of an individual desire. Trying to construct the action of her play based on an episode lived by her great-aunt, the photographer Julia Cameron, when she decided to leave with her husband for Ceilon, Virginia Woolf develops in parallel the story of G. F. Watts’s divorce from his first wife, Ellen Terry. In the interlacing of these two thematic nuclei, Virginia Woolf explores the comicalness of her play at the same time she establishes a criticism on this model of woman.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51665
ISSN: 1984-4921
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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