Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Mônica Fontenelle-
dc.date.accessioned2020-05-08T09:57:38Z-
dc.date.available2020-05-08T09:57:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Mônica Fontenelle. Metáfora e inglês como língua estrangeira/adicional: o ensino/aprendizagem do vocabulário de ILE/A. ANTARES: Letras e Humanidades, Caxias do Sul (RS), v. 10, n. 20, p. 124-139, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51617-
dc.description.abstractBy laying the foundations of the Theory of Conceptual Metaphor, Lakoff and Johnson (1980) motivated a revision in the guiding principles of man's organization of thought and experiences in the world. Based on these principles, in this article, we examine figurativeness, focusing on the influence of the concepts of metaphorical nature in the teaching/learning process of the EFL /EAL vocabulary. To do so, we have investigated two groups of ten participants based on Ferreira’s (2007) experiment. The results obtained point to a better performance of the group that received the instruction on the conceptual metaphor, which suggests that such an instruction favors students’ understanding of the EFL/EAL vocabulary.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANTARES: Letras e Humanidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectTeoria da Metáfora Conceitualpt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguaspt_BR
dc.titleMetáfora e inglês como língua estrangeira/adicional: o ensino/aprendizagem do vocabulário de ILE/Apt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo lançarem as bases da Teoria da Metáfora Conceitual, Lakoff e Johnson (1980) motivaram uma revisão nos princípios norteadores da organização do pensamento e das experiências do homem no mundo. Baseados nesses princípios, neste artigo, examinamos a figuratividade, enfocando a influência dos conceitos de natureza metafórica no processo de ensino/ aprendizagem do vocabulário de ILE/A. Para tanto, investigamos dois grupos de dez participantes com base no experimento de Ferreira (2007). Os resultados obtidos apontam para um melhor desempenho do grupo que recebeu a instrução sobre a metáfora conceitual, o que sugere que instrução desse tipo favorece a compreensão dos alunos do vocabulário do ILE/A.pt_BR
dc.title.enMetaphor and english as foreing/additional language: teaching/learning of the EFL/EAL vocabularypt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mfcarneiro.pdf486,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.