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dc.contributor.advisorSá, Leonardo Damasceno de-
dc.contributor.authorFeitosa, Antonio Lucas Cordeiro-
dc.date.accessioned2020-05-05T17:04:49Z-
dc.date.available2020-05-05T17:04:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFEITOSA, Antonio Lucas Cordeiro. Bairro brincante : estudo sobre entrecruzamentos de socialidades constitutivas de um bairro de Juazeiro do Norte-CE. 2020. 206f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51567-
dc.description.abstractThis doctoral thesis is a sociocultural study on the ways some socialities crisscross in the making of João Cabral neighborhood, in the city of Juazeiro do Norte, Ceará state, Brazil. The recurring use of categories “periphery”, “traditional culture” and “violence” in narratives about the neighborhood was noted through field research conducted from 2017 to 2020, being common in the city and region its classification as “the most, or one of the most violent neighborhoods”, “peripheral”, “source/cradle of traditional culture”. At the same time, cultural practices identified as “traditional culture” (in Portuguese, “cultura popular”, such as the reisado, guerreiro, maneiro-pau, bacamarte, lapinha and the banda cabaçal, a band with musical instruments made of gourds) are deemed as a means of “taking kids and youth off the streets away from the world of crime”, “social work with youth”, and “improving the neighborhood reputation”. The dynamics of urban social conflicts in many Brazilian cities, on the other hand has pervaded the universe of “traditional culture”, especially the play of reisado, performed for the Christian holiday of Epiphany or Day of the Kings. In the days of playing reisado, many young men are dressing up as “the beast” (cão), using a long overall, whip and a mask. The beasts – os cão, as they are locally called – arouse both fear and admiration. In the local field of “traditional culture”, however, they have accused of belonging to criminal factions, of committing crimes, and creating disturbance with reisado groups of other neighborhoods Taking these empirical elements into account, this thesis’ objective consists of describing and analyzing the different connections and interlacements of the triad neighborhood (“periphery” – “traditional culture” – “violence”, questioning how, based on these connections, the João Cabral neighborhood is activated and produced through multiple fluxes. Through an ethnographic orientation, fieldwork research followed the “players” (brincantes) of traditional culture groups in their presentations in the João Cabral neighborhood and other parts of town either promoted by institutions or themselves. Along with these presentations and other events fieldwork notes and interviews with João Cabral residents and people associated with “players as well as documentary research on the neighborhood and “traditional culture” (magazines undergraduate papers, dissertations) were also used for analysis. The research makes possible to think the neighborhood through the crisscrossing of socialities, taking it as a multiplicity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBairropt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titleBairro brincante : estudo sobre entrecruzamentos de socialidades constitutivas de um bairro de Juazeiro do Norte-CEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese é um estudo sociocultural sobre modos de entrecruzamento de algumas das socialidades que constituem o bairro João Cabral, na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A partir da pesquisa de campo, realizada entre os anos de 2017 e 2020, observou-se a recorrência do uso das categorias “periferia”, “cultura popular” e “violência” nas narrativas sobre o bairro, sendo comum, na cidade e região, sua classificação como “o mais, ou um dos mais, violentos”, “periférico”, “celeiro/berço da cultura popular”. Ao mesmo tempo, práticas culturais identificadas como “cultura popular” (reisado, guerreiro, banda cabaçal, maneiro-pau, bacamarte, lapinha) têm sido significadas como modos de “tirar crianças e jovens da rua, do mundo do crime”, “trabalho social e com jovens” e “valorização do bairro”. Por outro lado, dinâmicas dos conflitos sociais urbanos contemporâneas a muitas cidades brasileiras têm permeado o universo da “cultura popular”, mais precisamente a “brincadeira” do reisado. Em alguns dias da “brincadeira”, muitos jovens homens têm se fantasiado do personagem “cão”, usando uma longa bata, chicote e máscara. “Os cão”, como são denominados, despertam admiração e medo. No campo da “cultura popular” local e na cidade, eles têm sido acusados de pertencimento a facções criminosas, de cometerem crimes, de procurarem confusão com outros grupos de reisado pertencentes a outros bairros. Em vista desses componentes empíricos, o objetivo desta tese consiste em descrever e analisar as diferentes conexões e entrelaçamentos da tríade bairro (“periferia”) – “cultura popular” – “violência”, problematizando como, nessas conexões e a partir delas, o bairro João Cabral é acionado e produzido por múltiplos fluxos. O trabalho de campo foi desenvolvido a partir de uma orientação etnográfica, acompanhando os “brincantes” dos “grupos de cultura popular” em suas apresentações no bairro João Cabral e em outros espaços da cidade, promovidas por instituições ou por eles próprios. Somado a isso e a outros eventos que acompanhei no bairro, também utilizei relatos e entrevistas que fiz com moradores do bairro João Cabral e pessoas vinculadas com os “brincantes”, e material documental (revistas, monografias, dissertações) sobre o bairro e a “cultura popular”. A pesquisa, assim, permite pensar o bairro por meio do entrecruzamento de socialidades, entendendo-o como multiplicidade.pt_BR
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