Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBenvenuto, João Emanoel Ancelmo-
dc.contributor.authorPeixoto, Franklim Wezenhouer da Silva-
dc.date.accessioned2020-05-05T13:46:57Z-
dc.date.available2020-05-05T13:46:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEIXOTO, F. W. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51564-
dc.descriptionPEIXOTO, F. W. S. A Contribuição de instrumentos musicais alternativos/recicláveis para as aulas de música: experiências e descobertas com os discentes de música e pedagogia em Sobral/Ce. 2018. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConstrução de Instrumentos Musicaispt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectSons Alternativospt_BR
dc.subjectMateriais Didáticos em Músicapt_BR
dc.titleA Contribuição de instrumentos musicais alternativos/recicláveis para as aulas de música: experiências e descobertas com os discentes de música e pedagogia em Sobral/Cept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorBorne, Leonardo da Silveira-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como propósito apresentar as possibilidades na contribuição da utilização dos instrumentos musicais construídos a partir de materiais alternativos/recicláveis no contexto de sala de aula, podendo ser utilizado como recurso pedagógico para professores de Artes/Música. Construí este trabalho com o intuito de responder o seguinte questionamento: como os instrumentos elaborados a partir de materiais alternativos/recicláveis podem ampliar as ações de educação musical realizadas no contexto escolar por estudantes de Música e Pedagogia? Teve como objetivo verificar as possibilidades de usos de instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais alternativos/recicláveis na educação musical. A metodologia consistiu em apresentar os instrumentos musicais, como fazê-lo e, em seguida, como realizar atividades musicais como esses instrumentos. Foi realizada uma pesquisa na internet acerca de grupos musicais que utilizam esses instrumentos musicais. Os dados de campo foram coletados via questionários aplicados após a realização de oficinas sobre a construção de instrumentos musicais alternativos/recicláveis. Foram realizadas duas oficinas para a obtenção dos dados coletados, sendo realizados com um grupo que possui conhecimentos musicais prévio (discentes do Curso de Música da UFC/Sobral) e um grupo de não-músicos (alunos do curso de Pedagogia da UVA). Com isso, pude perceber que o presente trabalho pode vir a auxiliar professores de Artes/Música a executar atividades musicais práticas dentro do ambiente de ensino-aprendizagem. A partir deste trabalho, educadores musicais podem utilizar a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos como recurso didático.pt_BR
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_fwspeixoto.pdfPEIXOTO, F. W. S. A Contribuição de instrumentos musicais alternativos/recicláveis para as aulas de música: experiências e descobertas com os discentes de música e pedagogia em Sobral/Ce. 2018. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.