Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Bernardete Biasi-
dc.contributor.authorBezerra, Benedito Gomes-
dc.date.accessioned2020-05-05T11:39:32Z-
dc.date.available2020-05-05T11:39:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Bernardete Biasi; BEZERRA, Benedito Gomes. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão (SC), v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1982-4017-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51550-
dc.description.abstractBased on the genre theory known as the British School, or the socio-rhetorical approach, this paper aims to discuss the concept of communicative purpose, viewed as an important criterion for genre study. The discussion focuses on the definition of communicative purpose as presented by Swales (1990) and later reviewed by Askehave and Swales (2001) and Swales (2004), who discusses the use of purpose not as a criterion for the immediate identification of genre, but, according to an analysis grounded on the social settings, as a resulting discovery of the process of analysis itself. Viewing communicative purpose this way, one seeks to establish safe procedures for the recognition of the status of a genre at the end of the research, while maintaining the relevance of the concept as a criterion of analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em (Dis)cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAbordagem Sociorretóricapt_BR
dc.subjectAnálise de gênerospt_BR
dc.titlePropósito comunicativo em análise de gênerospt_BR
dc.title.alternativePropósito comunicativo en análisis de gênerospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base na teoria de gêneros conhecida como Escola Britânica ou abordagem sociorretórica, o objetivo deste trabalho é discutir o conceito de propósito comunicativo, visto como critério relevante para o estudo dos gêneros. A discussão concentra-se na definição de propósito comunicativo conforme apresentada por Swales (1990) e posteriormente revisada por Askehave e Swales (2001) e Swales (2004), em que se discute o uso do propósito não como critério imediato para a identificação do gênero, mas, em função de uma análise fundamentada no entorno social, como descoberta resultante do próprio processo de análise. Encarando-se o propósito comunicativo desta forma, procura-se estabelecer procedimentos seguros para o reconhecimento do status do gênero ao final da investigação, sem deixar de manter a relevância do conceito como critério de análise.pt_BR
dc.description.abstract-esCon base en la teoría de géneros conocida como Escuela Británica o abordaje sociorretórico, el objetivo de este trabajo es discutir el concepto de propósito comunicativo, visto como criterio relevante para el estudio de los géneros. La discusión se concentra en la definición de propósito comunicativo conforme presentada por Swales (1990) y posteriormente revisada por Askehave y Swales (2001) y Swales (2004), en que se discute el uso del propósito no como criterio inmediato para la identificación del género, mas, en función de un análisis fundamentado en el entorno social, como descubrimiento resultante del propio proceso de análisis. Encarando el propósito comunicativo de esta forma, se busca establecer procedimientos seguros para el reconocimiento del status del género al final de la investigación, sin dejar de mantener la relevancia del concepto como criterio de análisis.pt_BR
dc.title.enCommunicative purpose in genre analysispt_BR
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_bbrodriguesbgbezerra.pdf204,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.