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Tipo: Dissertação
Título: Educação e trabalho: avaliação da política de educação profissional, na perspectiva de inclusão social, em Acaraú - CE
Autor(es): Carvalho, Fabiana Morais de
Orientador: Cruz, Danielle Maia
Palavras-chave: Educação profissional;Trabalho;Trabalho- Avaliação
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Fabiana Morais de. Educação e trabalho: avaliação da política de educação profissional, na perspectiva de inclusão social, em Acaraú – CE.2019. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Historicamente, tem se discutido no Brasil sobre formas de articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional, sobretudo os efeitos de suas aproximações e rupturas no desenho da Política Nacional de Educação Profissional. Em que pese à lógica neoliberal nos anos 1990, o foco recai na educação básica instrumentalizada para as demandas do mercado, sendo desenhadas políticas baseadas em competências e habilidades. Nos anos 2000, na gestão do governo Lula e Dilma, mudanças de perspectivas ocorrem, culminando na regulamentação de uma proposta de educação profissional voltada à unificação do binômio: educação e trabalho. Proposta que traz a concepção de uma formação integral a ser desenvolvida no ensino médio, caracterizando trabalho enquanto princípio educativo. Dado o contexto, o presente estudo gravita em torno das categorias educação e trabalho, tendo como objetivo central avaliar a política de educação profissional integrada ao ensino médio, enquanto possibilidade de inclusão social. Esta avaliação se faz necessária tendo em vista o eminente enfraquecimento da referida proposta, frente à reestruturação do ensino médio, que fora legalizada durante o governo interino de Michel Temer em 2017. O argumento central é que legalmente a política pública de educação profissional, com fundamento na formação integral, configura-se como possibilidade de inclusão social e emancipação. Do ponto de vista metodológico, toma-se o desenvolvimento de eixos fundamentais da Avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008). Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que a subjetividade dos sujeitos ganha importância para a compreensão de políticas públicas comprometidas com noções de justiça social e afirmação de direitos. Este trabalho utilizou como campo empírico a EEEP1 Marta Maria Giffoni de Sousa, situada em Acaraú-CE, tendo as entrevista em profundidade como técnica privilegiada. Diante dos dados coletados concluiu-se que aconteceram deslocamentos das concepções de formação integrada idealizada e regulamentada pela Lei nº 11.741/2008, ao longo das instituições, no caso da experiência cearense. Não se pode negar a satisfação dos sujeitos beneficiários com a qualidade das EEEPs, nem tampouco a evolução formativa e o considerável número de inserções no mercado de trabalho e no ensino superior a partir do modelo traçado. Todavia, a experiência não assinala a superação do dualismo entre educação e trabalho, na perspectiva de uma educação unitária; pelo contrário, a inclusão social empreendida aponta muito mais para uma adaptação do sistema capitalista às exigências da sociedade contemporânea.
Abstract: In Brazil, for decades, there has been a discussion about ways of articulation between High School and Vocational Education, ideologies marked by approximations and ruptures that lead to divergences in the design of the National Policy for Vocational Education. Despite the neoliberal logic present in the 1990s, the focus lays on the basic education, those was instrumented in order to attend the demands of the market, policies being designed under the logic of training, based on the development of skills and abilities. In the 2000s, under the administration of the Lula and Dilma government, changes in perspectives occurred, culminating in the regulation of a vocational education proposal aimed at unifying the binomial: education and work. Such a proposal brings the conception of a unitary based integral formation to be developed in high school. In this perspective, the young student is encouraged to think knowledge in the light of the productive processes of the contemporary world, that is, to understand work as an educational principle. Therefore, the present study spins around the issues of education and work, having as its central objective an assessment of the vocational education policy integrated into high school, as a possibility of social inclusion. This evaluation is necessary for a view of the imminent weakening of this proposal, given the restructuring of high school, which had been legalized during Michel Temer's interim government in 2017. The central argument is that the public policy of vocational education, based on integral formation, is a possibility of social inclusion and emancipation. From a methodological point of view, such attention is focused on the in-depth evaluation of this policy. This is a qualitative approach, in which the subjectivity of the individuals gains importance for the understanding of public policies committed to notions of social justice and affirmation of rights. This work used as an empirical field, the EEEP2 Marta Maria Giffoni de Sousa, located in Acaraú-CE. We interviewed school principals, teachers, students and graduates of high school integrated into professional education in order to know their views and resignifications of the policy under study. At the end of the research, it was concluded that there were displacements of the concepts of integrated training idealized and regulated by Law No. 11,741 / 2008, throughout the institutions, in the case of Ceará. We cannot deny the satisfaction of the beneficiary subjects with the quality of the EEEP`s, nor the 2 EEEP –Stands for Escola Estadual de Educação Profissional. 9 formative evolution and the considerable number of insertions in the labor market and in higher education from the model outlined. However, experience does not signal the overcoming of the dualism between education and work, from the perspective of a unitary education; on the contrary, the undertaken social inclusion points much more to an adaptation of the capitalist system to the demands of contemporary society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51352
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