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dc.contributor.authorCarvalho, Maria Laudecy Ferreira de-
dc.contributor.authorFarias, Juliana Cardozo de-
dc.contributor.authorLima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales-
dc.contributor.authorAndrade, Ivanilza Moreira de-
dc.contributor.authorNunes, Ana Bárbara de Araújo-
dc.date.accessioned2020-04-14T16:55:15Z-
dc.date.available2020-04-14T16:55:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. L. F. ; FARIAS, J. C. ; LIMA, P. V. P. S. ; ANDRADE, I. M. ; NUNES, A. B.A. Pegada ecológica de alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 4, p. 975-988. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2359-1412-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51271-
dc.description.abstractEcological footprint of the students of the Graduate Program in Development and Environment of the Federal University of Ceará, Brazil. The ecological footprint has been used as a tool to measure the biocapacity of the earth in relation to human demands. Thus, in this work estimated the level of sustainability of students of the Graduate in Development and Environment of the Federal University of Ceará (UFC), through the Ecological Footprint Indicator. This indicator is used to measure how many hectares a person needs to produce what they consume per year in a sustainable manner. The methodology used was based on the application to these students, in the questionnaire model of WWF. The results indicate that most students should reassess their values and change their behavior in relation to the consumption pattern. Still, that without the change of values and later the posture of society, there is no way to live according to the ecological biocapacity that the planet can supportpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Gestão e Sustentabilidade Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndicadores de sustentabilidadept_BR
dc.subjectBiocapacidadept_BR
dc.subjectPadrões de consumopt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titlePegada ecológica de alunos do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pegada ecológica vem sendo utilizada como uma ferramenta para medir a biocapacidade da terra em relação às demandas humanas. Destarte, neste trabalho estimou o nível de sustentabilidade dos discentes da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, através do Indicador Pegada Ecológica. Este indicador é utilizado para medir quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano de maneira sustentável. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação junto aos referidos alunos, no modelo de questionário do WWF. Os resultados sinalizam que, a maioria dos discentes deveriam reavaliar seus valores e alterar seu comportamento em relação ao padrão de consumo. Ainda, que sem a mudança de valores e posteriormentept_BR
dc.title.enEcological footprint of the students of the Graduate Program in Development and Environment of the Federal University of Ceará, Brazilpt_BR
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