Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
Autor(es): Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
Silva, Meire Celedonio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Leitura;Escrita;Gramática Enunciativa;Língua Portuguesa - Ensino
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
Citação: ARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019.
Resumo: No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português.
Résumé: Au niveau linguistique de l’enseignement du portugais, il est possible d’observer plusieurs aspects théoriques dans l’action d’enseignement concernant les conceptions grammaticales. L'objectif de cet article est de présenter des procédures didactiques proposant l'enseignement de la grammaire dans une perspective énonciative, fondées sur l'approche théorique de la didactique des langues de l'école de Genève (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) et CHARTRAND, 2003, ainsi que les apports théoriques des dimensions de l'écriture (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), pour mettre en évidence les aspects interactionnels, organisationnels et structurels de l'utilisation du langage par le genre du texte de tranche de vie, en considérant les textes des élèves eux-mêmes dans une classe de 1ère année lycée intégré à l'IFMA-Campus Monte Castelo. Pour cela, nous avons utilisé comme séquence didactique une stratégie didactique et méthodologique et avons formulé un modèle didactique pour ce genre. Les résultats ont confirmé leur réelle possibilité d'être mis en oeuvre en classe pour l'enseignement du portugais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259
ISSN: 1982-6850
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_pfraraujomcsilva.pdf888,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.