Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Juliana Rangel de Freitas-
dc.contributor.authorBalieiro, Kevin Cesar de Mattos-
dc.date.accessioned2020-04-08T19:33:51Z-
dc.date.available2020-04-08T19:33:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBALIEIRO, Kevin Cesar de Mattos. Matriosca: proposição-poema para uma voz sinestésica na cena. 2015. Monografia (Curso de Teatro) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51209-
dc.description.abstractThe thought of the poetic power that the actor's voice can have beyond the ordinary raises the proposition of a possible vocal quality that would cross both the spectator and actor at their ecounter in the theatre scene, through its words and sounds in a ravishing way, embodying their subjectivity processes and taking them to a differentiated state of bodily-vocal perception in which senses, memories, bodily states and images interbreed. This state comes to be synesthesia, and this possible vocal quality, the Synesthetic Voice, being investigated is aspects: word, sounds, space, body and encounter between actor and spectator. This research is configured as a sequence of poem-propositions that may, or may not, lead to practical explorations systematizing thoughts and propositions that can lead to practical explorations of the voice in a creation process, aiming to feed its synesthesic power. In this research process, some autors were of great incentive to the thoughts regarding the voice developed in the text, such as: Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Valère Novarina, Janaína Träsel, Suely Rolnik, among others. The scarcity of written works about the actor's voice and its possibilities brings relevance to this work, because it's by investigating the voice as this possible trigger of overwhelming synesthesic states that one comes to understand the magnitude of its strength, which is the purpose of this research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectPalavra na cenapt_BR
dc.subjectSonoridadept_BR
dc.subjectVoz sinestésicapt_BR
dc.subjectSinestesia na artept_BR
dc.subjectTeatro - Produção e direçãopt_BR
dc.titleMatriosca: proposição-poema para uma voz sinestésica na cenapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo pensar na potência poética que a voz do ator de teatro pode ter para além do comum, surge a proposição de uma possível qualidade vocal que atravessa o espectador e o ator no encontro da cena teatral através de suas palavras e sonoridades de maneira arrebatadora, encarnando os seus processos de subjetivação e levando-os a um estado diferenciado de percepção corpórea-vocal na qual sentidos, memórias, estados do corpo e imagens se intercruzam. Este estado vem a ser a sinestesia, e esta possível qualidade vocal, a Voz Sinestésica, investigando-a nos seus aspectos: palavra, sonoridades, espaço, corpo, encontro entre ator e espectador. Esta pesquisa se configura enquanto uma sequência de proposições-poema que podem, ou não, levar à explorações práticas da voz em um processo de criação, visando alimentar a sua potência sinestésica. No processo da pesquisa, alguns autores foram de grandioso estímulo para o pensamento sobre voz desenvolvido no texto, entre eles: Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Valère Novarina, Janaína Träsel, Suely Rolnik, entre outros. A escassez de trabalhos escritos sobre a voz do ator e suas possibilidades traz relevância a este trabalho, pois é ao se investigar a voz enquanto esta possível disparadora de estados sinestésicos arrebatadores que se vem a entender a magnitude de sua força, e é este o propósito desta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:TEATRO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_kcmbalieiro.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.