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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.contributor.author | São Bernardo, Mirelle Amaral de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T11:46:43Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T11:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção; SÃO BERNARDO, Mirelle Amaral de. A importância da língua na integração dos/as haitianos/as no Brasil. Périplos: Revista de Pesquisa sobre Migrações, Brasília (DF), v. 1, n. 1, p. 58-67, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-7443 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51205 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Périplos: Revista de Pesquisa sobre Migrações | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Crítica | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada Crítica | pt_BR |
dc.subject | Imigração internacional | pt_BR |
dc.title | A importância da língua na integração dos/as haitianos/as no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estudos de diferentes áreas têm mostrado que o aprendizado da língua e da cultura do país de acolhimento favorece a inclusão social e profissional dos imigrantes e das imigrantes. Esse conhecimento propicia maior igualdade de oportunidades para todos, facilita o exercício da cidadania e potencializa qualificações enriquecedoras para quem chega e quem acolhe. Este breve estudo traz dados de entrevistas realizadas pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), com a intenção de analisar a relação dos haitianos com a língua de acolhimento. Nesse sentido, partimos dos pressupostos defendidos por FREIRE, (1970, 1977, 1980) e por PENNYCOOK (2001) da importância da aquisição da língua-alvo para a integração e transformação social.[...] Conforme Pennycook, e acreditando que o ensino de língua de acolhimento prevê a compreensão das relações de poder, se o ensino de línguas “continuar a trivializar-se, recusando-se a explorar aspectos políticos e culturais da aprendizagem (...), ele estará mais vinculado à acomodação do que a qualquer noção de acesso ao poder” (PENNYCOOK, 1998, p. 27). Portanto, como professores(as) e/ou pesquisadores(as), temos que estar conscientes das “conexões entre o nosso trabalho e as questões mais amplas de desigualdade social”, rompendo “com os modos de investigação que sejam associais, apolíticos e a-históricos” (p. 42-43).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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