Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51149
Tipo: Artigo de Evento
Título: Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento
Autor(es): Reinaldo, Gabriela Frota
Reis Filho, Osmar Gonçalves dos
Palavras-chave: Imagem;Montagem;Conhecimento
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: PUCRS
Citação: REINALDO, Gabriela Frota Reinaldo; REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28. 11- 14 de jun. 2019. Porto Alegre (RS). Anais... PUCRS. 2019.
Resumo: Aby Warburg e Walter Benjamin, judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51149
ISSN: 1808-2599
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_gfreinaldo.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.