Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51149
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento |
Autor(es): | Reinaldo, Gabriela Frota Reis Filho, Osmar Gonçalves dos |
Palavras-chave: | Imagem;Montagem;Conhecimento |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | PUCRS |
Citação: | REINALDO, Gabriela Frota Reinaldo; REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28. 11- 14 de jun. 2019. Porto Alegre (RS). Anais... PUCRS. 2019. |
Resumo: | Aby Warburg e Walter Benjamin, judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51149 |
ISSN: | 1808-2599 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_gfreinaldo.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.