Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Landim, Francisco Teobaldo Mourão | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T12:16:09Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T12:16:09Z | - |
dc.date.issued | 1974 | - |
dc.identifier.citation | LANDIM, Francisco Teobaldo Mourão. Três histórias para TV. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 4, n. 2, p. 35-55, 1974. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51121 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Comunicação Social | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Televisão no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Comunicação - aspectos técnicos | pt_BR |
dc.subject | Comunicação - aspectos didáticos | pt_BR |
dc.title | Três histórias para TV | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os alunos da disciplina "Telejornalismo I" realizaram um trabalho dos mais notáveis: elaboraram, dentro de roteiros técnicos, três histórias para televisão. A partir da disciplina "Introdução às Técnicas de Comunicação", também sob nossa responsabilidade, os estudantes já começam a entrar em contato com o ambiente profissional de trabalho, verificando como se elabora um roteiro - seja de telejornalismo, seja de uma telenovela - como funciona um tape, o contato com o "suite", captando o funcionumento de uma mesa de corte. Graças a esta base inicial, quando chegam à disciplina "Telejornalismo I", já nas primeiras aulas, em maior profundidade e de natureza específica, firmam condições para um aprendizado mais eficiente, bem mais ordenado. Passa-se, então, a explorar notadamente, a criação de situações-problemas, ao invés de se engatar na memorização. Mais do que em qualquer outro setor de atividade no campo dos meios de comunicação, a televisão é essencialmente criatividade - a sua matéria-prima é o talento e nada mais - o talento criativo. Organizamos a turma de 16 alunos em três equipes, mostrando a estrutura de como se contar uma história, os aspectos relativos aos diálogos - o jogo de imagem substituindo o falatário e, enfim - ao invés de se dizer o que acontece na sala de visita, eles aprenderam que, utilizando aquele mesmo jogo de imagem e o foco visual de interesse, devemos mostrar o que ali acontece.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1974_art_ftmlandim.pdf | 7,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.