Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reinaldo, Gabriela Frota | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T16:55:20Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T16:55:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | REINALDO, Gabriela Frota. Porque as árvores são objetos misteriosos – notas sobre Martius, Flusser e a natureza da natureza brasileira. Revista Eco Pós. V.19, n, 1, p. 131-151. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | 2175-8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51066 | - |
dc.description.abstract | In the year 1817 the Austro-German mission, entourage accompanying the princess Dona Leopoldina, arrived to Brazil where she was going to marry the future Emperor Dom Pedro. The expedition, which had an artistic and scientific nature, redrew the way Brazil was being portraited until then. This article aims to discuss the concerns about the representation of the Brazilian nature of the naturalist Carl Friedrich Philipp von Martius, author of one of the most important treatises on Brazilian flora. Though rigorous in documentary terms, his legacy is fraught of subjectivity and poetry. These theme led us to discuss the always complex relationship between art and science and between nature and culture in dialogue with the Vilém Flusser’s thought. PALAVRAS-CHAVE: VImagens do Brasil; Carl Friedrich Philipp von Martius; Epistemologia fabulatória; Vilém Flusser. ABSTRACT | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eco Pós | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.title | Porque as árvores são objetos misteriosos – notas sobre Martius, Flusser e a natureza da natureza brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No ano de 1817 chega ao Brasil a missão austro-alemã, comitiva que acompanha a princesa Dona Leopoldina em sua viagem para o Brasil, onde se casaria com o futuro imperador Dom Pedro. A expedição, de caráter artístico e científico, reconfiguraria o modo como o Brasil até então havia sido retratado. Este artigo se propõe a discorrer sobre as inquietações acerca da representação da natureza brasileira do naturalista Carl Friedrich Philipp von Martius, autor de um dos mais completos e importantes tratados sobre a flora do Brasil. Seu legado, apesar de rigoroso em termos documentais, é atravessado por subjetividade e poesia. Interessa-nos discutir as relações sempre complexas entre os pares arte-ciência e natureza-cultura em diálogo com o pensamento de Vilém Flusser. | pt_BR |
dc.title.en | Why trees are mysterious objects – notes about Martius, Flusser and the nature of the Brazilian nature | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_gfreinaldo.pdf | 648,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.